quarta-feira, 12 de novembro de 2025

ELEIÇÃO DOS ORGÃOS ASSOCIATIVOS DO MONTEPIO 2026/2029 | até 19 de dezembro | CONHECER E PARTICIPAR SE FOR CASO DISSO NA VIDA DO «TERCEIRO SETOR» AGORA E QUANDO O MUNDO FOR PERFEITO

 

 

Saiba mais, Saiba Tudo 

  

Veja aqui 

*
*   * 
Eventualmente, para trazermos para aqui as «eleições em curso» no Montepio haverá quem deduza que no Elitário Para Todos existam interessados no processo. É verdade. Mais, há quem tenha experiência na Gestão de Organizações sem Fins Lucrativos, onde se inclui o Montepio,  e academicamente a tenha investigado.Entretanto, estivemos a ler a documentação que foi enviada aos Associados, e como resultado esta declaração: revemo-nos no que a LISTA B apresenta como candidata à ASSEMBLEIA DE REPRESENTANTES. Quase «ao acaso», abaixo, onde fizemos pausa e voltamos a ler, dimensões tão simples mas a nosso ver que podem fazer milagres. Bom, mas quando estamos a mergulhar neste SETOR ALTERNATIVO (nos dias de hoje talvez mais conhecido por Terceiro Setor)  - alternativo ao PRIVADO DO MUNDO DOS NEGÓCIOS e ao SETOR PÚBLICO (ESTATAL) - quase de forma automática recordamos a saudosa MANUELA SILVA que tanto se dedicou a esta realidade, e lembramos iniciativa em que com o seu aplauso gente cá da casa mostrou que as ORGANIZAÇÕES SEM FINS LUCRATIVOS existem para fazer face com urgência a necessidades imediatas das PESSOAS mas que têm o seu lugar  quando o MUNDO FOR PERFEITO: são um dos SETORES cunhados na nossa CONSTITUIÇÃO. E exigem ser estudadas com autonomia, acabando com a ideia de serem geridas como empresas do mundo dos negócios com as devidas adaptações - tipo filhas de um Deus menor. Então, vamos lá a alguns recortes do Programa da Lista B, mas leia tudo, vale mesmo a pena, porque nos aponta um MONTEPIO com Futuro de século XXI:
 
 

*
*   *
Sublinhemos a questão da formação e investigação desta realidade também identificada como ECONOMIA SOCIAL (designação a nosso ver ambígua porque nela se incluem todas as demais «economias» e como se saberá na Economia também está a Gestão). Bem sabemos que a «Economia Social» foi discutida e está na lei, mas nada impede que se continue a debater, e se retomem reflexões havidas, quando isso se fazia «sem tempo contado». Sim, mais outra recordação a de MARIA JOSÉ NOGUEIRA PINTO.
Não se perdendo esta ocasião, defendemos  Investigação e Formação centradas na GESTÃO DAS ORGANIZAÇÕES nas ESCOLAS DE GESTÃO onde as do «Terceiro Setor» são esquecidas, e são mandadas para outras áreas do saber. Já agora, mais uma saudade, de ROGÉRIO FERNANDES FERREIRA que no ISEG, com espanto de muitos,  orientou Tese de Mestrado subordinada ao tema: «Organizações Sem Fins Lucrativos e a sua Gestão Estratégica».
 
 


Sem comentários:

Enviar um comentário