segunda-feira, 4 de agosto de 2025

PEDRO TADEU |«Porque sou Comunista»

 

 
 
Damos pelo livro da imagem num post do Duas ou Três Coisas: «Chapeau!». O texto é curto mas parece-nos que é de divulgar - de certa forma também é corajoso:«Não conheço Pedro Tadeu, salvo das conversas que lhe ouvi com Jaime Nogueira Pinto, na rádio. Vou comprar este seu livro porque estou muito curioso em conhecer as razões que levam a que alguém se proclame abertamente comunista nos dias de hoje, em que a popularidade da ideologia não parece estar no topo de venda de ideias. E mais: que tenha tido coragem para fazê-lo, nestes tempos de caça às bruxas e de fachos à solta. "Chapeau!"». Pela nossa parte iremos comprar o livro nomeadamente para  nos municiarmos contra as «cassetes de mal dizer» de muitos e muitas  sobre o PCP, por vezes sem um módico de qualidade. A que se pode juntar - arriscamos - falta de respeito por quem alinha com o que os comunistas portugueses e seus apoiantes defendem. Fizeram opções, em particular, respeitem a sua inteligência - é verdade, por vezes contra todas as evidências, falam daqueles portugueses/as como se fossem destituídos/as de conhecimento e de vontade própria. Artigos e comentários há que esquecem que «os comunistas» são pessoas! Já chegámos a pensar como é que convivem com o que dizem? Com a maneira como o fazem. É bem possível que não se tenha chegado «à violência» que atravessa a intervenção política dos dias que correm «do nada» ... Primeiro, visaram os comunistas e os companheiros. Depois, é o que se vê ..., embora haja quem continue a fazer do «O PARTIDO» o Bombo da Festa. Antecipamos:  jornalistas, comentadores, cidadãos  em geral, são capazes de encontrar na obra elementos para qualificarem a vossa argumentação. E aqui fica uma recomendação: jovens informem-se, pensem pela vossa cabeça, não se deixem levar pelos argumentos repetidos, e repetidos, mas nem por isso quantas das vezes sem fundamento. Frequentemente descontextualizados. Abundam posições bem trabalhadas transformadas em sound bite.  Do site da editora:
 

Porque Sou Comunista

Pedro Tadeu
Confissões de um jornalista burguês
26 razões que explicam a adesão ao ideal comunista no século XXI

A humanidade precisa da religião? A História é feita por «vilões» e «heróis»? O culto da personalidade é um perigo? Os crimes do comunismo existiram? Os crimes do capitalismo são mentiras? Derrubar estátuas combate o racismo? O feminismo de salto alto é ridículo? O «wokismo» é um absurdo? O que vale um punho erguido? Para explicar a razão por que é comunista, o jornalista Pedro Tadeu, militante do PCP, responde a estas e a muitas outras perguntas. Este lisboeta, de origem burguesa, que politicamente trai a sua classe social, tenta demonstrar neste livro que, no século XXI, o comunismo ainda faz sentido.
[Em pré-venda; data de publicação: 21 de Agosto.]
 
 


*
*  * 
Há por aqui quem tenha curiosidade em saber quantos haverá que tenham mudado de Programas Televisivos pela maneira como falam do PCP. Por acaso nós conhecemos, e nem sequer são militantes ... Numa altura em que se rateiam audiências a coisa não será despicienda.
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário