quinta-feira, 18 de setembro de 2025

PRÉ-AVISO DE GREVE DO SINDICATO «CENA - STE» | tem como objetivo possibilitar a «Participação na Jornada Nacional de Luta Contra o Pacote Laboral»

 

 
De lá: 
«A greve a que se refere o presente aviso abrange todos os trabalhadores do sector dos espectáculos e do audiovisual, independentemente da sua filiação sindical, das funções que desempenhem e do seu vínculo e assume a forma de uma paralisação total do trabalho durante o período acima referido, com o seguinte objectivo:
1. Participação na Jornada Nacional de Luta Contra o Pacote Laboral, por:
a. mais salário e mais direitos, contra o aumento do custo de vida, em defesa dos serviços públicos e das funções sociais do Estado;
b. recuo no ataque generalizado aos direitos e revogação das normas gravosas da legislação laboral.
Nos termos e para os efeitos do artigo 533º do Código do Trabalho, declara-se que, pese embora o mencionado em 1., durante o dia de greve os trabalhadores poderão estar em piquete à porta das instalações das empresas, no período abrangido pelo pré-aviso».



HOMENAGEM A ROGÉRIO RIBEIRO | sábado _ 20 set 2025 _ 16:00 | NO MUSEU DO NEO-REALISMO

 

Sobre a Exposição «Fazer crescer a vida - Rogério Ribeiro e o neorealismo» no AbrilAbril, de Francisco Palma:
 

«Arte, arquivo, história,

 política e vida 

A exposição «Fazer Crescer a Vida – Rogério Ribeiro e o Neorrealismo» está no Museu do Neorrealismo1 em Vila Franca de Xira e poderá ainda ser visitada até dia 4 de outubro. 

O curador David Santos, no texto para esta exposição, explora o compromisso deste movimento «com a ideia de reportagem sobre o povo olvidado», afirmando que «o realismo social português apresentou na variante lírica da sua expressão pictórica uma característica complementar decisiva, cuja importância, presente desde a génese do movimento, induz o reconhecimento de um valor estrutural», concluindo que «as manifestações de criatividade do nosso neorrealismo refletem um inequívoco valor poético, exigindo hoje uma reavaliação do seu estatuto.»

David Santos, afirma que «no campo das artes plásticas, Rogério Ribeiro foi um dos maiores protagonistas dessa experiência lírica identificada com o neorrealismo. Despertar os sentidos e a consciência profunda da condição humana constituiu o desígnio do seu trabalho artístico, com os olhos postos na força social e na poesia que o povo também pode significar. Muitos anos mais tarde, o artista recordará o neorrealismo como "um momento muito raro da nossa história contemporânea, momento onde uma invasão de esperança calou fundo nos homens, no coração dos homens".»

Como já foi referido no AbrilAbril, «Rogério Ribeiro legou-nos um exercício artístico indissociável das formas narrativas e simbólicas do neorrealismo, reinterpretando nas suas fases mais tardias muitos dos elementos temáticos, ideológicos e contemplativos desse realismo original». (...)». Leia o artigo na integra.  Tem a seguinte abertura:«Rogério Ribeiro no Museu do Neorrealismo, Carla Filipe na Fundação Carmona e Costa, Pedro Cabrita Reis em Monsaraz e em Reguengos de Monsaraz e Noé Sendas no Centro Cultural de Lagos».

 


quarta-feira, 17 de setembro de 2025

PROCLAMA-SE QUE É UM DOS PROBLEMAS DAS ADMINISTRAÇÕES PÚBLICAS | contudo o «em regime de substituição» continua | QUE NOS DIZ A ISTO SENHOR MINISTRO DA REFORMA DO ESTADO?

 

 
É apenas uma «amostra» de situação  em que já vínhamos a reparar ...Afinal  o que distingue das anteriores a Governação atual?  Dá um jeitão o «em regime de substituição». Adivinhe-se  quem vai ganhar quando forem  abertos concursos. Não duvidamos, «tudo legal». Mas estamos a falar de outras coisas, nomeadamente GESTÃO PÚBLICA.
Como já dissemos no passado, RESPEITEM-NOS! 
Ah, lembrar que há uma  REFORMA a que insistem designar de ESTADO (atenção, e se calhar assim será ..., e nem reparamos) quiçá para se poder dizer que isto das nomeações em regime de substituição, e outras ferramentas  equivalentes, são «minudências» que caem numa «mera REFORMA MENOR» a da ADMINISTRAÇÃO. E até temos presente  as palavras do Senhor Ministro Adjunto e da Reforma do Estado proferidas em entrevista a semana passada à RTP. Um Governante que é otimista (caso contrário não estaria ali, disse) e que promove a boa disposição ... 
  
 
Por aqui, não pensamos ir a votos, (veja a imagem), mas queremos estar com todas as TRANSFORMAÇÕES ORGANIZACIONAIS, ao nosso jeito, que venham ao encontro dos SERVIÇOS PÚBLICOS razão de ser das ADMINISTRAÇÕES e a que as populações tem direito - mais organizador do  que «eleitorado». Para isso precisamos de compreender, até à data não aconteceu, o que verdadeiramente o PODER EM EXERCÍCIO tem em vista: dos conceitos, às medidas imediatas, às grandes finalidades e objetivos ... Pelos vistos «o em regime de substituição» não está na agenda reformadora. Continua em todo o esplendor.  O que vamos entendendo inquieta-nos. Não contribui para a «nossa boa disposição» que o Senhor Ministro quase decreta.  Mais do que isso, além do «humor», autores reputados mostram-nos que nestes processos é preciso PAIXÃO - não nos parece que se esteja nessa direção. Mas acredite, Senhor Ministro, esperamos estar errados, porque nós queremos mesmo uma MELHOR ADMINISTRAÇÃO - e se formos dos que ainda vai encontrar «na rua» isso mesmo  diremos ... Para já, quanto a auscultação, fica aqui, no DIGITAL que sabemos quer que mova a sua Reforma, e esperamos também conte. Como podia ser diferente!, Senhor Governante. Estamos no século XXI. Contudo, onde está o paradigma DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL no que nos vai dizendo? A propósito: «WBCSD Launches Programs at the Laudato Si’ Center». 


  
  

«Redford ever»

 

*
*   * 
e da plataforma SAPO 

*
*   * 
 
pois é, e não há como esquecer ... o África Minha 
 

 
 

terça-feira, 16 de setembro de 2025

EXPOSIÇÃO | «corpo memória» do «Coletivo crua» | NA PROCURARTE | LISBOA

 

 
«Nas palavras de Sérgio Mah, coordenador do curso, Os trabalhos que aqui se apresentam contemplam vários universos pessoais e estéticos, mas evidenciam também distintas formas de exercer as possibilidades artísticas da fotografia: entre a representação documental e o registo subjectivista e plástico; entre o fotográfico, o escultórico e pictórico; entre a sugestão narrativa e a revisitação da memória. É de notar que as temáticas do corpo, e consequentemente a aferição crítica dos discursos normativos em torno do género, da sexualidade e das identidades culturais, sobressaem em muitos dos trabalhos incluídos nesta exposição. Mas a corporalidade é igualmente significativa no modo como os diferentes fotógrafos exercem a performatividade nos seus processos criativos de captação e montagem».



O Coletivo Crua é composto por Beatriz Raquel Jardim, Carolina Maya, David Estrela, Diogo Néry Tomás, Julia Sarturi, Luca Zangrandi, madaleno, Pe Lozano e Rodrigo Cardoso. 
 
*
*   * 


A exposição fica patente até dia 11 de outubro, e pode ser visitada de terça a sexta-feira entre as 15h e as 19h.
 
*
*   * 
 
no convite que recebemos certamente extensivo a  quem estiver interessado/a:  Como sempre, a vossa presença é muito bem-vinda!
 
*   * 
 

 
 

IMAGO LISBOA | «espaço plural de encontro e reflexão em torno da imagem fotográfica» | VAI ACONTECER ATÉ 20 NOV

 
 
 
 
 
*  * 
 
 

«Festival de Fotografia está de volta a Lisboa

A 7ª edição vai acontecer até dia 20 novembro. Para além de exposições, a programação conta também com oficinas, debates, projeções e leitura de portfólios».
 
 

«ENCONTROS DA IMAGEM 35»