quarta-feira, 8 de abril de 2020

COOPERATIVA GDA |«Resolvemos canalizar um fundo de emergência para acudir mesmo àqueles casos de pessoas que estão sem qualquer tipo de rendimento e cujos direitos não geram um nível minimamente digno para a sua sobrevivência»



«A GDA - Gestão de Direitos dos Artistas criou um fundo de um milhão de euros "para acudir às pessoas [do setor] que estão sem qualquer tipo de rendimento", disse hoje à Lusa o presidente da cooperativa, Pedro Wallenstein.
"Resolvemos canalizar um fundo de emergência para acudir mesmo àqueles casos de pessoas que estão sem qualquer tipo de rendimento e cujos direitos não geram um nível minimamente digno para a sua sobrevivência", explicou.
A cooperativa está ainda a trabalhar no regulamento de acesso às verbas e conta ter o fundo operacional no prazo de uma semana, para responder aos artistas que ficaram sem rendimentos, na sequência da paralisação do setor cultural, por causa da pandemia da doença covid-19.
Segundo Pedro Wallenstein, 500 mil euros desse fundo serão para acudir a esse artistas, estimando que o patamar mínimo aceitável, para despesas essenciais, seja cerca 600 euros a repartir por três meses. Os outros 500 mil euros ficam reservados para apoiar artistas e outros profissionais não necessariamente ligados à cooperativa, num fundo que a GDA deseja que seja coletivo com contributos de outras entidades. (...)». Continue a ler.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário