quinta-feira, 14 de março de 2024

NO DIA EM QUE OS JORNALISTAS FAZEM GREVE RECORDEMOS PALAVRAS DE MÁRIO DE CARVALHO

 

 

De lá:

«(...)Nesse sentido, não será despropositado relembrar as proféticas palavras de Mário de Carvalho, há cerca de trinta anos:

"A democracia não está adquirida. A paz não está adquirida. Esta civilização não está adquirida.

Quando, num dia nefasto, aparecer um caudilho carismático a mobilizar turbas infantilizadas, embrutecidas, afeitas às formulações primárias e aos apelos sanguinários, não se admirem.

O jornalismo cão há-se merecer um mundo cão"».

 *

*  *

Mas peguemos também neste olhar:

«Ricardo Marques

Jornalista 

Dia de Greve 14 março 2024

Bom dia,

Ao contrário do que é costume, este Expresso Curto que agora tem nas mãos foi terminado às 23h48 de ontem, quarta-feira. Esta quinta-feira, pela primeira vez em mais de 40 anos, os jornalistas portugueses estão em greve e em luta contra a insegurança no emprego e os salários baixos praticados no setor.

“O jornalismo é um ofício assente na investigação o mais exaustiva possível e na narração em estrutura e linguagem simples, textual, oral e visual, de factos que são fundamentais para o conhecimento de todos os cidadãos.” Pedi emprestada esta definição a José Vegar, um dos grandes jornalistas portugueses e, ao mesmo tempo, uma das mentes mais lúcidas a pensar o jornalismo dos dias de hoje.

E começo por aqui porque não podia deixar de o fazer. Leia de novo a definição que está acima e agora pense no seguinte: hoje não vai acontecer.

É possível que chegue ao fim do dia e nem dê por isso. As redes sociais que têm no telemóvel poderão ser suficientes para sentir que se sente informado. Alguém diz alguma coisa, outro alguém coisa outra. E nesse mar de coisas, nesse verdadeiro turbilhão de verdades – e elas são mais do que um milhão nas redes – há de tudo, menos regras.

Ora, as regras são o que define o jornalismo.

Regras e factos, responsabilidade e rigor. Parece simples, mas não é. Parece fácil, mas não é. Qualquer um o pode fazer, mas não pode.

Exige tempo, experiência, estabilidade, esforço e trabalho.

Agora como há 100 anos.

O dia em que o jornalismo decide parar em protesto é um dia bom para todos os que preferem manter ocultos os tais factos que são fundamentais para o conhecimento de todos os cidadãos. Para todos os que não respeitam a Democracia.

Para esses, esta quinta-feira, 14 de março de 2024, é um excelente dia.

Para todos nós, nem por isso».


Sem comentários:

Enviar um comentário