quarta-feira, 3 de setembro de 2025

SE VAI À «FESTA DO AVANTE!» | não perca o lançamento do «Caderno Vermelho 33» ...

 

Segundo o CONVITE que recebemos: o lançamento do «CadernoVermelho33» é no domingo, às 14h30, no Espaço Fado da Organização Regional de Lisboa. A apresentação estará a cargo do seu Director, André Levy, e contará com intervenções de autores deste número,  Vasco Brás e Pedro Penilo. Pode ser comprada  desde 6ª feira na Festa, nomeadamente na banca de Lisboa, próximo do Espaço Fado.
 
*
*   *  
 
e como o próximo fim de semana é «FESTA DO AVANTE !» - 5. 6. 7 - voltemos a post anterior:   

A CAMINHO DA FESTA DO AVANTE! | 5.6.7 SET | já há revista /programa com o poster «Rua da Liberdade» de Pedro Pousada

 de lá:
 

 

Gostamos de visitar o site CHART | íamos dar uma olhadela ao balanço que faziam de 2025 depois de termos recebido a mais recente newsletter - «Thank you for a great CHART 2025» - e acabamos por nos determos no Editorial «Mapping the Art World de 2022»

  

 
Excerto

 

 
*
*   * 
voltando a 2025,  da Newsletter 
 

Easy Peacy and Alle Tiders at CHART 2025. Photo by Niklas Adrian Vindelev
«(...)Thank you to each of the food and beverage partners who provided a full range of delicious, locally-sourced offerings to all of our guests at CHART 2025. From bento boxes, to vegetarian small plates, to Japanese-inspired sandwiches, to bubbles, craft beers and aromatic coffee – there was truly something for everyone».
 ________
 
Nada disto é novidade mas dá gosto
 vê-lo em ação: pedir o balanço dos visitantes
 
«CHART 2025 – it's a wrap! Our warmest thanks to the 25.000 visitors who joined us in Charlottenborg last week to celebrate the leading Nordic art fair and to experience the brilliance, creativity, and vision that defines the region's art scene.
We were delighted to welcome 36 leading Nordic galleries, artist, collectors, patrons, art professionals, institutions and art lovers from around the globe here in Copenhagen. Whilst the fair is now closed, CHART in Tivoli remains on-view until 21 September.
We would love to hear your feedback regarding this year's CHART. Fill out our brief survey (3-4 mins) below and help us to bring you an even better experience at CHART 2026 (...)»..
 

terça-feira, 2 de setembro de 2025

HÁ PROBLEMAS NO FUNDO DE FOMENTO CULTURAL? | venha de lá mais um «regulamento» ...

 

De lá:

«Colando com o tema dos apoios, vincando que o acesso “não pode depender das preferências subjectivas e discricionárias” do ministro de turno, Balseiro Lopes afirmou que está a ser trabalhada “a criação de um regulamento do Fundo de Fomento Cultural” que estabeleça “regras transparentes e objectivas para a atribuição dos apoios”. Actualmente, este fundo é regulamentado por um conjunto de diplomas».

*
*   * 

 

Leia no Observador

De lá:

 «A audição de Pedro Adão e Silva e Graça Fonseca, assim como da antiga diretora-geral do Gabinete de Estratégia, Planeamento e Avaliação Culturais (GEPAC) Maria Fernanda Heitor, requerida pelo Chega, foi aprovada esta quarta-feira na comissão parlamentar de Cultura, Juventude e Desporto com os votos a favor do PSD e do Chega e a abstenção do PS, do Livre e do PCP, segundo informação disponível no site do parlamento».

 

 *
*   * 
 

 *
*   * 
 
 
 *
*   * 
 
Tínhamos dito aqui que íamos  voltar às palavras, com o devido respeito, da Senhora Ministra da «Cultura & Cª.» na Universidade de Verão do PSD deste ano. Escrevemos: «Entretanto, aproveitemos o momento para revisitarmos posts anteriores sobre «as coisas» faladas, ou seja, para já a propósito de MECENATO. Contudo, CONTA SATÉLITE, Fundo de fomento cultural, há muita memória aqui no Elitário Para Todos... Logo que tenhamos vontade e tempo procuramos ... Então vamos lá a «posts» do mecenato - pensando bem, Senhora Ministra, talvez devesse usar patrocínio ..., pense nisso ...».
Assim, aqui estamos de volta. Desde logo, sobre o Fundo de Fomento Cultural muito temos escrito no Elitário Para Todos - veja aqui. De um dos posts isto: « (...) Ora bem,  na nossa leitura, o trabalho jornalístico  em presença é um rastilho para se levantarem assuntos mais amplos: leva-nos a questões que extravasam o «Ministério da Cultura», mas dentro deste estão para lá do Fundo de Fomento Cultural, e neste conduz-nos à globalidade institucional e organizacional deste organismo.  É o que queremos mostrar - melhor, para isso contribuir - com estas considerações: (...)». Estas palavras são de 2021 mas podemos recuperá-las para os dias de hoje.
Conjugando o que acima se mostra, apenas adiantar umas pequenas notas. Assim, não será despropositado ligar o que a Governante adiantou sobre o FFC ao facto de ter vindo recentemente para a «praça pública» a propósito do Relatório da IGF como dizemos antes. Depois, «os malditos regulamentos» para APOIOS. Nada de GARANTIR - contudo olhe-se para a Resolução do Conselho de Ministros 64/2025, aparece ASSEGURAR. Se nos é permitida a sugestão: de facto o FFC precisa de ser refletido, mas para isso é fundamental que se realiza um ESTUDO PRÉVIO como manda o «figurino da gestão». E voltamos à nossa, estas coisas são para serem anunciadas num acontecimento partidário?
Entretanto, talvez não seja despiciendo olhar para acontecimentos recentes em SERRALVES. A propósito esta carta de leitora - e que leitora! - ao jornal Público:
 
 
Muita água irá correr sob as pontes, mas lá que temos curiosidade em ver o impacto desta carta e posições equivalentes - além de SERRALVES - no dito «regulamento», lá isso temos ...
Senhora Governante, isto não pode ser olhado à luz do «gosto» do poder de turno - (ficamos sem saber se foi expressão da Ministra) -, é muito simples, tem a ver com o SERVIÇO PÚBLICO DE CULTURA que nos compete enquanto SOCIEDADE garantir, através dos Orgãos e Serviços institucionais...  Para as populações e com as populações.
 
  

 

Nostalgia?

 

Daqui