sábado, 28 de março de 2020

PARA UMA AGENDA CULTURAL EM CASA | Varazim Teatro

 Leia na A Voz da Póvoa
e no Facebook da Varazim Teatro



(destaques nossos)
 «(...)
A Varazim Teatro tinha programado para as comemorações do Dia Mundial do Teatro a estreia do espetáculo Bichos, a partir dos contos Vicente e Miúra, de Miguel Torga, com encenação de José Caldas.

*Hoje não se estreará Bichos, porque hoje não haverá teatro*.

O fecho dos Teatros, o distanciamento social exigido pelo combate à pandemia e o estado de emergência decretado, determinam que amanhã, nos palcos portugueses e um pouco por todo o mundo, não haja Teatro. Poderá haver sinalizações da data, sim.

*Mas não haverá Teatro.*

O Teatro faz-se de uma comunhão estreita e insubstituível com o público. De um respira*Hoje não haverá Teatro.*

A Varazim Teatro, assim como muitas estruturas no país, por questões de saúde pública, estão impedidas de exercer a sua função. Os teatros estão fechados e as Companhias com os projetos suspensos, com as estreias e carreiras dos espetáculos adiadas para data incerta, com apresentações canceladas das quais não haverá retorno. Sem qualquer apoio da tutela, a Varazim Teatro, que apesar de estar elegível para apoio do Ministério da Cultura através da DGARTES não viu a sua candidatura apoiada (assim como estruturas), tem neste momento o desafio de manter os postos de trabalho e não falhar com as famílias que deles dependem. Aguardando por medidas governamentais que possam contribuir para, a preservação desses postos de trabalho e na proteção às pessoas que deles dependem, a Varazim Teatro está desde o início desta situação imprevista e anómala, empenhada em encontrar as melhores formas de salvaguardar as pessoas no imediato e garantir a sua própria existência enquanto estrutura no futuro.
Também tem a Varazim Teatro o desafio de corresponder ao seu público, aos cidadãos que se vêm privados do acesso à fruição cultural: na vertente das artes performativas, museus, bibliotecas... Assim, no sentido de corresponder àqueles que se vêm privados momentaneamente deste seu direito, a Varazim Teatro disponibilizará para assinalar o Dia Mundial do Teatro, seis espetáculos de Teatro:

Quem: A Varazim Teatro
Quando: A partir das 00:00 do dia 27 de Março de 2020 até às 23:59 do dia 29 de Março de 2020
O Quê: 6 espetáculos de Teatro online para 72 horas  (...)».




Sem comentários:

Enviar um comentário