terça-feira, 16 de abril de 2024

ATMOSFERAS DE ABRIL | REVISITAR O «VERÃO QUENTE» | a antecessora da agora DGARTES em 1975 por palavras de Eduardo Prado Coelho | PODEMOS TESTEMUNHAR: RIGOR EM FESTA! | E OS LEÕES NÃO CHEGARAM

 

 

Recortes do Jornal de Letras - «Autobiografia Eduardo Prado Coelho - Nascer sem fim» (não conseguimos ver a data exata do número do JL) 

 

Olhando em volta, e como podia ser diferente?, agora que estamos a comemorar os 50 ANOS DE ABRIL a questão da MEMÓRIA está na ordem do dia. A organização da MEMÓRIA é uma das causas aqui no ELITÁRIO PARA TODOS. E visamos em especial a MEMÓRIA INSTITUCIONAL NA ESFERA DA CULTURA. E muito em particular no que diz respeito à DGARTES. Neste ambiente os recortes da imagem,  muito ao estilo de Eduardo Prado Coelho, são um bom flash do que era no Verão Quente a Direção-Geral  sua antecessora. Por aqui há gente que viveu aquela «festa» e pode testemunhar: os leões de facto não chegaram, mas em dado momento os artistas do circo  «invadiram» o Palácio Foz - sede dos serviços da Cultura - presenteando com alguns números ... E neste ambiente, ao mesmo tempo, o rigor no trabalho, e inovação. Ilustrando: elaborou-se O ORÇAMENTO com base na técnica ORÇAMENTO - PROGRAMA (orçamento base-zero; orçamentação por programas; ...). Imagine-se  o que é fazer isso com as FIGURAS que inundavam os serviços - dos Governantes, a Dirigentes, a Técnicos ... Sempre se lembra João de Freitas Branco a coordenar os da sua área ..., e a técnica iluminava-se.   A alma deste processo, de transformação do aparelho estatal: António Dray. Pode ser que encontre de sua autoria:

 

 

Saiba mais

 Ah, o paradigma Abordagem por SISTEMAS era o Guia. Um privilégio profissional viver aqueles meses, semanas, dias ..., que valiam, valeram, por Licenciaturas. Nas frequentadas ninguém  tinha ensinado aquilo. Em linha e articulação, a Secretaria-Geral do Ministério da Saúde organiza curso sobre aquelas matérias com funcionários franceses - era dirigente António Campos, que veio a ser Ministro. E gente cá da casa lembrou-se recentemente destas «peripécias» ao ler isto no semanário Expresso de 29 de março último:

 
Em jeito de comentário, até se poderia dizer: como se vê já foi feito; em dado período já se esteve muito perto para todo o Orçamento do Estado; está na Lei do Enquadramento do Orçamento; e ... . Mas fiquemos por aqui, hoje. Talvez, ainda, o PCP passa avida a reclamar que se volte ao «velho» PIDDAC que tem a ver com estas  coisas ... Bom, para começar conviria haver um PONTO DE SITUAÇÃO sobre a GESTÃO ORÇAMENTAL DO ESTADO que agora tem de ser feita não ignorando o PARADIGMA DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL onde os RELATÓRIOS INTEGRADOS, verdadeiramente, só possíveis com o «Orçamento-Programa». Ainda: sem isso a luta contra a CORRUPÇÃO fica longe. Não há regulamentação do Lobbying que lhe valha ... 
Mesmo para rematar, dará para depreender, o CIRCO já teve o seu espaço de «corpo e alma» na DGARTES (para que não haja dúvidas, em organismos que a antecederam).

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário