terça-feira, 26 de dezembro de 2023

PARA VER SE NOS ENTENDEMOS A PROPÓSITO DA CULTURA NOMEADAMENTE QUANTO À OFERTA E A ORÇAMENTOS | OLHEMOS PARA OUTROS | a companhia «Berliner Ensemble»

 

 

Certamente que haverá quem já não consiga ouvir anunciar os «milhões» - os maiores de sempre, os aumentos nunca vistos, e expressões afins ... - com que os PODERES em funções nos mimam  quando falam da Cultura e das Artes. Já o temos pedido aqui no Elitário Para Todos: digam-nos como chegaram aos valores que aprovam - até hoje nada! Por outro lado, quando se reivindica o 1% para a Cultura outros já fizeram estudos, compararam realidades, e  nomeadamente a UNESCO recomenda que no mínimo assim seja. Certamente que todos nós aceitaremos, sem grandes investigações, que tudo dependerá da OFERTA CULTURAL que o ESTADO na esfera do SERVIÇO PÚBLICO quer garantir. No caso do Teatro, o que dizer a uma EQUIPA ARTÍSTICA permanente? Só assim será possível uma Companhia de Reportório. Pois bem, olhemos para o que se passa na Berliner Ensemble: 

«(...)At the core of this theatre is its acting company. Currently, Berliner Ensemble has 26 permanently employed actors, among them Constanze Becker, Nico Holonics, Corinna Kirchhoff, Tilo Nest, Marc Oliver Schulze and Stefanie Reinsperger.(...)».

O que dirá a isto o ainda Senhor Ministro da Cultura? Mas mais importante que isso, talvez os diferentes protagonistas pudessem aproveitar a Campanha Eleitoral que se aproxima para dizerem alguma coisa a propósito.



Sem comentários:

Enviar um comentário