domingo, 25 de agosto de 2013

«PRESTAR CONTAS»

 
Prestar Contas é uma das obrigações de qualquer organização. E cada vez mais se está a exigir que para isso se tenha em atenção todos os interessados, ou seja, que seja transparente para todos os «stakeholders» e não apenas para os especialistas. E a forma de o fazermos é diversa, neste século marcado pelas possibilidades das tecnologias de Informação e comunicação. Mais, o relato sobre a atividade de um dado período tem de ser contextualizado, e articular-se com o passado, o presente e o futuro.  Mas só se pode divulgar, o que quer que seja, se cada organização tiver o seu sistema de acompanhamento e avaliação.
Esta matéria está a ser objeto de reflexão em termos mundiais, e em contexto de DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL. Discute-se, por exemplo,  a existência de um único  Relatório Anual Integrado, que dê a situação de conjunto que toda a gente perceba. Que seja escrutinável. Pode saber mais  no site do IIRC. 
 
 Consultation Draft of the International <IR> Framework
 
 
 Ora, tudo isto é válido para as Organizações da Cultura e das Artes. E neste contexto, achei por bem trazer para o Elitário Para Todos, o  Getting Started with Program Evaluation: A Guide for Arts Organizations: This short guide, developed collaboratively by NASAA and the Georgia Council for the Arts, is designed for state arts agencies to share with their grantees. It introduces nonprofit arts managers to basic program evaluation concepts and illustrates how evaluation can be relevant to the arts. 
O conteúdo é o seguinte:
 
 
Falta dizer que estas coisas não são para se fazer «copy» e «paste», mas  para se aprender, e depois cada realidade se repensar, mas, claro, no respeito pela ciência e pela técnica, que por definição é universal. Isto é, «tudo igual, tudo diferente» !  Bem sei, há quem tenha muita dificuldade em perceber isto, e de forma mecânica tenta apenas responder ao que está «na lei», mas cujo alcance não se atinge a maior parte das vezes  porque falha o conhecimento técnico específico sobre o que está em causa. Ilustrando: que significado dar a «Relatório Anual» nos dias de hoje ?  É a mesma coisa que Relatório de Atividades ? Já inclui contas ? Etc.Etc. ... 
Voltando ao início, talvez o que eu pretenda é reflectir um Relatório Único na esfera da cultura e das artes, em linha com o que se está a passar à nossa volta. E penso eu nisto ainda no mês de Agosto ... . Devia ser internada !
 

Sem comentários:

Enviar um comentário