sábado, 27 de janeiro de 2018

BRASIL

 
Leia aqui
Um excerto:
«(...)
Fora isso, creio que nunca vi e ouvi ao vivo um político que tivesse emergido de circunstâncias adversas tão naturalmente dotado, com tamanha força, intuição, inteligência. Lula é uma figura prodigiosa da viragem entre os séculos XX-XXI, pelo que fez no Brasil e pelo que inspirou mundo fora. Ninguém lhe tirará isso. Moros, Cunhas, Temers, Bolsonaros podem bolsar, uivar, serão pó porque são nada. Lula está no coração de milhões porque os mereceu. Qual a dúvida de que nunca antes na história desse país houve um presidente assim?
Não sei se é cúmplice de algum tipo de corrupção. O que há de revoltante na sentença de anteontem não é, claro, que ele, Lula da Silva, possa ser julgado. É esta acusação, este processo, este julgamento. A armação de golpe.
3. Mas, sendo um golpe canalha, é um golpe burro. Do ponto de vista dos golpistas é burro porque nunca antes na história de Lula ele sairá tão mártir. O 3-0 dos juízes lá em Porto Alegre chutou Lula para a fasquia de um Mandela na imaginação de muitos. Ele mesmo o disse.
Portanto, os canalhas podem ficar com a factura de beatificar Lula. E os simples oponentes ficarão com um processo que não se aguenta nas canetas, juridicamente. Em suma: esta condenação é, por diferentes razões, má para o país inteiro. Eventualmente incendiária. Pois a partir de agora dará muito mais trabalho dissuadir incendiários que não acreditam no judiciário. Como acreditar, de facto? (...)».

Sem comentários:

Enviar um comentário