terça-feira, 26 de outubro de 2021

A MINISTRA DA CULTURA QUE TEMOS | «Poderíamos ter escolhido outra via, não assente no diálogo» | APETECE COMENTAR ASSIM: «COMO DISSE?»

 

 Jornal de Notícias | 26 OUT 2021

 

Nas últimas horas, no que à Cultura diz respeito, o que o Governo tem para mostrar é o  «ESTATUTO DO ARTISTA». E não se fartam de repetir  «pela primeira vez!». «Histórico!». E deu aso a títulos como este: «Estatuto dos Profissionais da Cultura garante boas condições de trabalho» - a bem da verdade, a Ministra Vieira da Silva, em conferência de imprensa, disse que contribuía. 

Entretanto, a entrevista da Ministra da Cultura fixada na imagem acima revela bem porque o SETOR se manifestou contra o conteúdo e o processo ... Para já o que temos é «uma mão cheia de nada». Definitivamente, o Governo não percebe, ou não quer perceber, que o que está em causa é o DESENVOLVIMENTO GLOBAL DO SETOR DA CULTURA E DAS ARTES. Só com isso também o ESTATUTO DO ARTISTA fará a diferença que conceptualmente e na prática dele se espera. Doutra forma é «caridadezinha». E o excerto seguinte  mostra postura sobre o DIÁLOGO que «arrepia», e burocracia legalista como opção de trabalho, longe do que se advoga na teoria e na prática para as ADMINISTRAÇÕES. E a Senhora Ministra aceita andar a «passo de caracol» - «Acredito que o que foi aprovado é muito importante para ir mudando a realidade que enfrentamos», é o seu desígnio. Ainda, isto não é uma questão de fé, Senhora Ministra.  Assim não vamos lá!

 

   


Sem comentários:

Enviar um comentário