quinta-feira, 28 de outubro de 2021

ARTE E AMBIENTE | «the importance that art and creativity have in the mission to address climate change» | E LEMBREMOS QUE ESTÁ A DECORRER MAIS UM CONCURSO DA DGARTES DESIGNADO «APOIO EM PARCERIA - ARTE E AMBIENTE»

 

 
 
 
 
 
Lá se pode ler:"Playing a crucial role in our society – art and creativity make us healthier, our economy stronger and our communities more inclusive and vibrant. Art and creativity have the power to inform opinion, inspire action, challenge and, ultimately, change behaviour and in these critical times, their influence is needed now more than ever." 
In Iain Munro's latest blog post, he reflects on the importance that art and creativity have in the mission to address climate change.  
 
*************
 
A propósito, por cá, temos mais um concurso da DGARTES - «Apoio em Parceria - Arte e Ambiente». Como se neste quadro  o «Ambiente»  não tivesse de estar «em tudo»...  Mas isso agora «não interessa nada» ... Sejamos práticos, deixemo-nos «de coisas». Se ainda não concorreu, é correr, fecha a 5 de novembro próximo. Tente mais uns cobres. Quem sabe pode tirar algumas ideias do material acima...
 
O que lá se pode ler:
 

«Projetos artísticos que promovam uma cidadania ambiental inclusiva podem candidatar-se até 5 de novembro ao Programa de Apoio em Parceria - Arte e Ambiente.

Com uma dotação financeira de 350.000 € (trezentos e cinquenta mil euros), este Programa tem como principal objetivo apoiar a implementação de projetos que fomentem a sustentabilidade ambiental, contribuindo, através das artes, para uma transição climática justa e equitativa.

Podem candidatar-se projetos nas áreas das artes visuais (arquitetura, artes plásticas, design, fotografia e novos media), artes performativas (circo, dança, música, ópera e teatro), artes de rua e cruzamento disciplinar, que se inscrevam predominantemente no domínio da criação, podendo incluir circulação nacional e contemplar, como subdomínios, a conceção, execução e apresentação de obras, residências artísticas e interpretação (na área da música). Podem ainda candidatar-se projetos que incluam circulação internacional, desde que as atividades públicas sejam maioritariamente desenvolvidas em território nacional.

Sublinha-se, no contexto desta linha de financiamento, a importância do recente Acordo de Parceria celebrado entre a Direção-Geral das Artes e a Agência Portuguesa do Ambiente, entidade responsável pela gestão integrada das políticas públicas ambientais. Fortemente empenhada em contribuir para uma reflexão crítica sobre a atual emergência climática, a DGARTES promove esta cooperação com a APA, na certeza de que esta reflete, acima de tudo, uma ambição partilhada que poderá apenas afirmar-se com a participação ativa e o envolvimento de todos, incluindo artistas e profissionais da cultura, nestas dinâmicas de transformação e de combate às alterações climáticas». É o que temos!

 

Sem comentários:

Enviar um comentário