sábado, 30 de março de 2013

PADRE ANTÓNIO VIEIRA

 

«Esta é uma edição sonhada há mais de 150 anos por gerações diferentes de estudiosos da Língua e da Cultura Portuguesas, quer portugueses, quer brasileiros, quer ainda oriundos de outras nacionalidades. Conhecem-se mais de uma dezena de projetos de edição da obra completa daquele que foi considerado por Fernando Pessoa como sendo o Imperador da Língua Portuguesa. Nenhum deles chegou ao fim em razão de vicissitudes várias», explicam José Eduardo Franco, coordenador da coleção, e Pedro Calafate, filósofo e professor catedrático da Universidade de Lisboa, especialista no estudo do barroco e do racionalismo iluminista do século XVIII.
Em entrevista publicada na revista do Círculo de Leitores, os responsáveis referem que «a dimensão, a dispersão e a complexidade dos textos de Vieira acabaram por se erguer como obstáculos fortes» à conclusão da obra completa «daquele que, sem dúvida, é, ao lado de Camões na Poesia, o autor cimeiro» da prosa em Portugal.
«A obra revelará a militância do missionário, a eloquência do pregador, o empenho e a argúcia política do conselheiro e diplomata ao serviço do Rei de Portugal D. João IV, o crítico vigoroso da discriminação social contra judeus e escravos, a defesa de uma sociedade cristã mais coerente que não segregasse cristãos-novos de cristãos-velhos, o denunciador da corrupção, o professor e o poeta inspirado, o anunciador de futuros de esperança em tempo de crise dolorosa com que o nosso país então se debatia», acrescentam. Continue a ler.

Sem comentários:

Enviar um comentário