terça-feira, 5 de novembro de 2013

OE 2014 |CULTURA | A banalidade da desgraça | BOCADO 5




Este «bocado» tira qualquer um do sério. Esta redação devia ser proibida! E, perante este arrazoado, a única atitude certa seria dizer que não reune os quesitos mínimos para ser lido quanto mais para ser comentado! Mas para não acusarem de que não se colabora:

- Dizem que se torna «premente a criação de condições de estabilidade e eficiência». Contudo,  não se percebe a quem é que se estarão a referir - aos agentes apoiados ou aos organismos, por exemplo, à Dgartes? Se é aos agentes, fica muito bem ao governo reconhecer que não tem proporcionado estabilidade, mas quanto à eficiência ... os agentes culturais fazem milagres com os recursos que têm.... Por outro lado, atente-se ao como assegurar a estabilidade: promovendo «medidas legislativas e administrativas, racionalização da gestão, nomeadamente da gestão de recursos e a avaliação e controlo de resultados». Uma vez mais: estão a referir-se a quem? Ou será que esta passagem era de um outro sítio qualquer do relatório e por uma confusão de «corte e costura» veio ter aqui?

- Continuará a ser promovido (será que esta é a palavra certa !) apoio «às Orquestras» - a quais ?, a todas as Orquestras do País , ou a algumas bem determinadas? - e a um conjunto de estruturas de produção cultural (quais serão?), e identificam umas tantas «Fundações». Como as Orquestras também serão estruturas de produção e terão uma qualquer figura jurídica - eventualmente  Associações - não se percebe a lógica deste texto. Adequado seria que se mostrasse porque se apoiam estas entidades, ou seja, que se precisasse qual o serviço público a que se destinam os apoios, porque isso é o apoiado. E qual o défice neste momento qualitativo e quantitativo.
 
 

E continuando com sugestões aos Senhores Deputados: pergunte-se sobre o estado real da oferta cultural existente, e sobre as organizações que fecharam ou estão na iminência de fechar, e de que montantes estamos a falar para que isso não acontecesse. Mais, e como reagem às notícias que estão a ser veiculadas pela comunicação social quanto a processos já em tribunal, a petições, a reclamações junto do Provedor, a ... devido , a ser verdade, a erros clamorosos na atribuição dos apoios ...  Ou seja, o problema é de VERBAS e não só! 



Sem comentários:

Enviar um comentário