sexta-feira, 29 de novembro de 2013

TEATRO MUNICIPAL DA GUARDA



TEATRO MUNICIPAL DA GUARDA (TMG)

A não renovação de contrato do Director Artístico deste Teatro, Américo Rodrigues, equivale a um despedimento. Sublinho Director Artístico porque creio que o busílis aí reside. Quando há dimensão artística no delinear dos programas estes não são só na óptica do consumo, dos públicos-alvo (que expressão imbecil) e todos sabemos que teremos de atrair por criar algo próprio e não por andar sempre a comer de fora aquilo que muitas vezes lá fora é mais que requentado – requentado e não requintado. Conheço o trabalho do Américo porque desde muito antes da existência do edifício do TMG, na Guarda, lá íamos apresentando os espectáculos criados em Évora e nas Caldas – CCE, CENDREV e depois Teratro da Rainha (desde 1975). Nessa altura o Capitalismo Cultural era inexistente, as estruturas de criação casos isolados num mapa nacional que continuava um deserto cultural e na guarda um núcleo de animação já fazia os seus programas entre a criação teatral e uma programação para as condições precárias de então. Todos sabemos que a tese de um desenvolvimento cultural, e fundamentalmente artístico, assente no isolamento de cada ilha de um arquipélago inexistente, não colhe frutos no prazo que geraria um futuro mais laico e rico de possibilidades para todos e cada um, era necessário articular convergências – tudo isto antes da Europa. A sociedade a construir deveria obviamente ser aquela que as lições da história contém, não só evitando o regresso de totalitarismos reconhecíveis na essência, embora plenos agora de marketing político e comércio de imagem diariamente renascida, como oferecendo condições de dignidade a todos os cidadãos, os que vivem no centro do centro da capital e tendencialmente idênticas para os que vivem no centro do centro da periferia mais afastada. Era isso que se tentava nessas primeiras periferias. A globalização ainda era uma criança na actual forma internética.

E na Guarda apresentámos muitas vezes, antes do edifício TMG, espectáculos no Jardim público, no auditório rudimentar da autarquia, sempre aquele problema do pé-direito. E com o pé esquerdo entrou o Américo na concepção e invenção cuidados do edifício TMG, desde a primeira hora. A ele, e certamente a outros, se deve a existência do colosso cultural, do objecto arquitectónico esplêndido. Já lá estive em cena três vezes e sei do que falo. O TMG era um objecto particular com uma programação particular. Na realidade o Director Artístico, desde a primeira hora, ao imaginar o edifício e falar com o arquitecto, imaginou um modo de habitá-lo, o que é raro. A maior parte dos teatros desta geração última, de sofisticada arquitectura exterior/interior e tecnologias da cena, foram construídos sem modelo de actividade futura, sem sujeito prospectivo e inquilino criativo previsto – os dinheiros comandaram. Foram a avalancha de dinheiros europeus que os inventou. Na maior parte dos casos imagina-se que um director, um “controleiro”, um homem de mão do autarca, serve as vezes de um inventor de vida cultural própria – criar vida artística, políticas de gosto, numa cidade, não é o mesmo que escolher de tudo um pouco e passar por diverso, na tal oferta, isso é mais próprio da lógica do Natal e mete chocolates. As programações destes edifícios, de serviço público inscrito no código genético, oscilam entre a sociedade recreativa, o Lago dos Cisnes, o “dernier cri” performativo, uns filmes escolhidos por um tipo amigo da capital, uns jazzes mornos quase à beira do espírito Martini e uns êxitos televisivos transpostos para a terrinha – coisa que um qualquer consumidor menos que médio de “cultura” consegue somar. Nalguns casos a coisa é mesmo obscena, o mais revisteiro e de mau gosto imaginável, tipo “Estacionâncios e punhetaços”, do género, com a sigla TVI ou congénere. Sem dimensão mediática, maior ou menor, nada existe aliás, o direito de cidade, artístico, não é especificamente artístico, é antes mediático. Não se trata das obras, trata-se da visibilidade do embrulho e da celebridade dos protagonismos, como dizem, dos protagonismos principais – ora aí estamos.

O Américo desde o princípio que imaginou diferente, com independência e sem cedências populistas. Com cosmopolitismo ligou-se à rede de teatros de Leão e Castela e com faro para a dimensão popular da cultura local promoveu realizações com as populações, envolvendo-as na experiência artística. Além disso desenvolveu o ProJéctil, para a realização de criações residentes e foi fazendo uma programação acertada entre um certo desejo de aceder ao que nos grandes centros se produzia, em razão de escala e diversidade e uma forte componente de realizações local, tudo feito numa auscultação cuidada da cidade. O problema destes edifícios não é a programação, o que qualquer um faz numa lógica acumuladora, é somar coisas e dar-lhe um nome com vocação publicitária – longe obviamente do talento de O’Neil, esse era poeta. O problema é a dinâmica entre a dimensão criativa residente e os acolhimentos estratégicos, o diálogo do dentro com o fora e com o dentro. Quando não há dentro nada a fazer, é como um corpo sem desejo nem ideias, surfando o clima do que dá: a inércia tem grandes virtudes e muitos começam logo cadáveres a procriar, nada mais fácil que estar morto numa vida que não sofre mudanças positivas e regride - agora como finalidade. O Américo é de facto um artista, um poeta apaixonado pela experiência da poesia sonora e por um certo jogo plástico com a palavra, escreve, faz sons, é homem de teatro, criou o Aquilo, a raiz do movimento cultural actual na Guarda. É de facto um artista enquanto Director. Não é, nem foi, um homem de mão do autarca. Este é o problema. O actual Presidente sabe bem como apetece - todos sabem, é mesmo o que sabem sobre estas matérias - em termos eleitorais futuros e de promoção constante do feito autárquico, um edifício deste tipo. Ora não lhe convinha que lá estivesse um artista, certamente escolherá um comissário programador.

Fernando Mora Ramos

Sem comentários:

Enviar um comentário