domingo, 3 de novembro de 2013

PROGRAMAÇÃO AVULSA ? | Onde está o valor do exemplo ?



 
Comparemos as duas situações abaixo descritas a que anteriormente nos referimos aqui no Elitário Para Todos. Desde logo, parecem irmãs siamesas. Quem se seguirá? Isto já configura um padrão. Independentemente da figura jurídica - Fundação -, temos de nos entender, sem as verbas do orçamento do Estado não terão vida.  São entidades de Estado. Ou seja, compete-lhes assegurar um serviço público na esfera da cultura e das artes marcado pela exemplaridade. Deviam ter um Projeto com conceito claro que certamente pode/deve incorporar parcerias, mas desde a génese. E não terem um projeto que decorre do investimento prévio dos agentes culturais - conceber e apresentar um projeto tem custos -  que se atinge por um somatório de propostas escolhidas  por processo que nem se quer se percebe muito bem. Parece até estarem a competir com a Direção Geral das Artes. De facto, interessaria, na esfera do Estado e da Administração Pública Central, dar identidade ao que se está a passar e, para já, nestas três entidades:

- Fundação Centro Cultural de Belém
- Fundação INATEL
- Direção-Geral das Artes

Dá ideia que estão todos a fazer a mesma coisa, sem se aperceberem que há coisas que nehum está a fazer, e que é o que nos está a fazer falta: projetos artísticos «únicos», autónomos,  continuados, permanentes, e sistemáticos, referenciados a um Plano de Desenvolvimento Cultural, a prazo. Com Diretores Artísticos com rosto!  E aquela figura de Entidade Residente, será que já ninguém quer falar dela ! Era capaz de ser uma solução ...

 
Ainda,  continua a justificar-se que o Teatro da Trindade seja tutelado pelo INATEL? 






                                                       



No âmbito do plano de atividades para o triénio 2013-2015, o Conselho de Administração da Fundação Centro Cultural de Belém (FCCB) convida os criadores, produtores e operadores portugueses, entre outros agentes culturais, a enviarem propostas - até ao próximo dia 31 de março - que se enquadrem nos seguintes princípios e objetivos da instituição: promover a cultura portuguesa; promover a oferta cultural diversificada, permanente, atualizada e de alta qualidade; promover a inserção de Portugal nos circuitos internacionais nas áreas da cultura e do turismo cultural, bem como a projeção da cultura e da ciência nacionais nesses circuitos.
É objetivo do FCCB analisar a viabilidade de uma programação exigente, de manifesto interesse cultural e com ativa participação da produção cultural portuguesa, sem excluir a científica, no maior número possível de áreas específicas, sendo que as opções programáticas, tendo em conta a atual situação económica e financeira do país, serão sempre realistas e viáveis.
Continue aqui.

                                                     


No âmbito do plano de atividades para o ano 2014, e com a intenção de que o Teatro da Trindade seja um teatro aberto, de acolhimento e um espaço para a comunidade, o Conselho de Administração da Fundação INATEL convida os criadores e produtores teatrais portugueses, a enviarem propostas - até ao próximo dia 4 de novembro de 2013 - que se enquadrem nos seguintes princípios e objetivos:
  • promoção da dramaturgia e da cultura portuguesas;
  • promoção de uma oferta cultural diversificada e de alta qualidade aos beneficiários da Fundação INATEL;
  • promoção e divulgação de espetáculos de grande público de autores de reconhecida qualidade;
  • promoção de uma relação estreita com a comunidade através de atividades que potenciem a formação e a conquista de públicos.
É objetivo da Fundação INATEL analisar uma programação exigente, de manifesto interesse cultural e com ativa participação da produção cultural portuguesa.
As propostas devem ser caraterizadas sinteticamente e devem ser acompanhadas de previsões de calendário, de indicação das salas do Teatro [sala principal ou sala estúdio] a que se destina a programação, de nota biográfica do autor, de sinopse da peça, de curricula do encenador e criativos, de notas curriculares do elenco, de memória descritiva do espaço cénico e de nota curricular histórica da companhia ou produtora.

 
                                                                 
 
 
 
   
 
Não deixa de ser irónico, e penoso, ao mesmo tempo que tudo isto se está a passar, a CORNUCÓPIA, o TEATRO ABERTO, a BARRACA,  e outros,  lutam para não encerrarem. E são projetos em que o Estado investiu ao longo de anos ! porque  o jogo do mercado não assegura este serviço público. E foram,  permanentes continuados, e sistemáticos. E é isso que tem de ser. 
 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário