domingo, 13 de abril de 2014

O PORTAL DO GOVERNO NO SEU MELHOR | Na Cultura








Verificamos que não estamos sózinhos a encontrar «pérolas» no Portal do Governo.Mas nada deve superar o que lá acontece quanto à Cultura.O que a seguir registamos foi visto entre o dia 10 e hoje dia 13, de Abril de 2014. 40 anos depois de abril. E nada tem a ver com nada, ou então está tudo certo. Talvez tudo se ajuste e nade destoe: um site à medida da irrelevância institucionalizada na esfera da cultura e das artes. E tanto podemos rir como chorar. Onde chegamos, senhores! No minimo  há que mostrar. E depois do atordoamento agir.

                                   
                   
Para começar, ainda não perceberam que não existe SECRETARIA DE ESTADO DA CULTURA porque como pode ver (lado direito ao fundo da imagem) ela existe lá, em diversas ocasiões. Exemplo:

VEJA AQUI.



















Depois, a partir da caixa de diálogo QUERO SABER MAIS articulada em  Sobre o Secretário de Estado da Cultura, Preciso de mais informação, Quero aprender, exploremos:
Veja aqui.



E é de nos interrogarmos onde é que foram identificadas aquelas necessidades de informação ? Até podemos admitir que em algum momento poderá ter acontecido que aquela tenha sido perguntada. Mas seguimos a pergunta sobre o Convento de Cristo de Tomar, e verificamos que ainda existe Ministério da Cultura no Portal da Empresa que é onde se encontra a informação:




E para a caixa de diálogo  «quero aprender»:

VEJA AQUI.






Pronto,  «aprender» apenas sobre os Apoios às Artes 2011. É este o «mundo» em que se vive no reino do Portal do Governo.

Continuemos, a partir do Sobre o Secretário de Estado chegamos aqui:

Ao acaso, carregamos nos Organismos tutelados, e a pérola das pérolas:

VEJA AQUI.

Puxando pela memória, isto deve ter sido colocado na web por altura do PREMAC quando fundiram organismos sem qualquer lógica, e por lá ficou ... . E claro, qualquer cidadão sabe o significado das siglas apresentadas no organograma! E lá está «da SEC».
Por outro lado, ao olharmos para «DOCUMENTOS» tudo começou com os recentes encomendados pelo atual Secretário de Estado da Cultura, pois que o referenciado é isto:

E podiamos continuar, mas fiquemos por estas ilustrações não sem antes referirmos que na Págima inicial do Governo, em «Os Temas», CULTURA também já está naquele «caldeirão»:


E talvez fosse legítimo pensar que chegariamos a tudo aquilo que referimos, mas  parece que o fim é encontrar do que o Primeiro Ministro tem dito no âmbito da Cultura, e começa com isto, de início de 2012:
«Queremos que o desenvolvimento criativo seja uma manifestação de liberdade, de vitalidade e de espontaneidade. Daí que o Estado deva prescindir da ambição de dirigi-lo. O Estado deve ser impulsionador, mas nunca patrono, sob pena de institucionalizar e burocratizar a criação. Já a criatividade individual, os movimentos independentes, ou as parcerias entre instituições públicas e agentes privados com um carácter mais ou menos informal e descentralizado, são muito provavelmente os formatos ideais para esta tarefa.
2012-01-21, Pedro Passos Coelho, Primeiro-Ministro, na cerimónia de abertura da Capital Europeia da Cultura, em Guimarães». Apenas, por agora,  o que será aquele «carácter mais ou menos informal e descentralizado»? ....
 E a última notícia é de 31 de Janeiro ... .

 .
.          .

NÃO  M E R E C Í A M O S  ASSIM





Sem comentários:

Enviar um comentário