sábado, 5 de abril de 2014

«ANGOLA 1938 - FANTASIA AFRICANA»| Pequena Galeria


 

ANGOLA 1938 - FANTASIA AFRICANA

Álbum comemorativo
da Exposição-Feira Angola 1938

Fotografias de Firmino Marques da Costa
e arquitecturas de Vasco Vieira da Costa

Um photobook ignorado, os princípios de um grande arquitecto angolano e um episódio esquecido da história colonial

 
«A Pequena Galeria expõe a partir de 27 de Março (até 12 de Abril) um photobook ignorado: oÁlbum comemorativo da Exposição-Feira Angola 1938, editado pelo Governo Geral da colónia, certamente apenas para ofertas. Foi impresso em offset na Litografia Nacional, Porto, tal como o fora o Álbum Fotográfico da 1ª Exposição Colonial Portuguesa, de 1934, com ‘clichés’ de Alvão.
No Álbum de 1938 os ‘clichés’ são atribuídos a C. Duarte, que é seguramente Firmino Marques da Costa (1911-1992), fotojornalista e membro da Missão Cinegráfica que acompanhou a visita do presidente Carmona às colónias em 1938, a quem se atribuiu a autoria principal das imagens dos 5 álbuns fotográficos que a Agência Geral das Colónias então publicou - eles foram objecto de uma exposição em 1987 na galeria Ether.
Se as fotografias são excelentes, e igualmente insólitas em muitos casos, também a própria concepção deste photobook desconhecido justifica que se considere uma das melhores edições fotográficas portuguesas (ou angolana?), pela sua qualidade gráfica e a inteligente sequenciação das imagens. Não tem indicação de autoria.
Outro motivo de interesse é a identificação do Chefe da Secção Técnica da Exposição-Feira, Vasco Vieira da Costa (1911-1982, naturalizado angolano), então desenhador contratado num lugar de funcionário aduaneiro, como o principal responsável pela autoria da quase generalidade dos pavilhões, do plano geral e dos equipamentos. O mérito da sua intervenção justificou depois a atribuição de uma bolsa para estudar arquitectura no Porto, em 1940. Estagiou no atelier de Corbusier em Paris e foi autor, a partir de 1950, de edifícios emblemáticos da arquitectura moderna em Luanda (o Mercado de Kinaxixe em particular).
Encontra-se no espaço da Feira alguma da melhor arquitectura Art Déco nacional e o exercício surpreendente e talvez ingénuo de uma grande versatilidade de estilos. É provável que Vasco Vieira da Costa seja também o responsável pela edição».
Continue a ler no site da Pequena Galeria
 
  
Pequena Galeria

Avenida 24 de Julho 4C | 1200-480 Lisboa T.21 395 0356 | email. pequenagaleria@sapo.pt
www.apequenagaleria.tumblr.com
  
Horário
4ª a 6ª : 18h-20h e Sábado: 16h-20h
(ou by appointment)
Entrada livre / estacionamento (pago) à porta ou parque
 
  

Sem comentários:

Enviar um comentário