quinta-feira, 22 de outubro de 2020

Ó diabo, mas por onde andará o Plano Nacional das Artes?

 

Contactamos com o «problema»  via alertas Google. E são do Google as imagens acima. Clicando numa delas - na do Observador - este artigo:

 

«Grupo Ação Cooperativista pede campanha para reativar atividades culturais nas escolas

O grupo Ação Cooperativista pediu à ministra da Cultura a realização de uma campanha de sensibilização nas escolas para reativar as atividades culturais, em articulação com o Ministério da Educação».

E de imediato, face ao titulo, a pergunta: mas por onde anda  o Plano Nacional das Artes? Não seria a sua atribuição central a articulação entre o Ministério da Cultura e o Ministério da Educação? Não seria nuclear na sua missão a SENSIBILIZAÇÃO? Depois, a verdade crua, e para o que muitos se manifestaram lá atrás, relacionada com os orçamentos, e referido pelo Ação Cooperativista: «(...) Nesse levantamento, a Ação Cooperativista reúne um conjunto de testemunhos sobre as dificuldades dos artistas e das escolas de todo o país, em que surgem a falta de recursos financeiros e os entraves colocados pela pandemia para que o ambiente escolar continue a usufruir de atividades culturais, como espetáculos, feiras do livro, e outras iniciativas que habitualmente são programadas. (...) Catarina Requeijo alertou para a existência de muitos artistas que vivem exclusivamente deste trabalho nas escolas, e tornou-se um grupo muito fragilizado com a pandemia. Adiantou ainda que, na reunião, falou com a ministra da Cultura da necessidade de resolver “atrasos nos pagamentos dos artistas no quadro das atividades do Plano Nacional das Artes”.“A ministra Graça Fonseca disse já ter tido conhecimento desta situação, relacionada com cativações orçamentais que está a tentar resolver”, acrescentou. A Ação Cooperativista tem vindo a desenvolver iniciativas para proteger o trabalho dos artistas neste subsetor, em articulação com sindicatos e outras plataformas». Leia na integra. Também aqui se poderá dizer que a pandemia apenas veio trazer ao de cima fragilidades preexistentes.


Sem comentários:

Enviar um comentário