quinta-feira, 3 de maio de 2012

FERNANDO LOPES, CINEMA, CINEASTAS



A partir do jornal Público de hoje, com o realizador  FERNANDO LOPES (falecido ontem) na primeira página, em jeito de homenagem, uma notícia desse mesmo jornal (para a qual não temos link):

Cineastas
fazem
ultimato
ao Governo

«No dia em que terminou o período de discussão pública de uma nova Lei do Cinema, depois de duas prorrogações sucessivas, 21 profissionais do sector subscreveram o texto Cinema Português: ultimato ao Governo em que tomam uma posição pública e dizem que “ao fim de 10 meses de Governo o cinema português corre perigo de vida”.
Hoje, às 17h, no Cinema S. Jorge, em Lisboa, realiza-se um encontro para a discussão e apresentação deste ultimato. Realizadores, produtores, directores de festivais, cineclubes e distribuidores portugueses pedem que “enquanto a nova Lei do Cinema não for aprovada pela Assembleia da República e entre em vigor, o Governo encontre uma solução de emergência para a situação de ruptura e descalabro fi nanceiro do Instituto de Cinema”. Pedem que essa solução permita “dotá-lo dos meios fi nanceiros necessários aos compromissos ssumidos com os produtores e aprovados entre 2010 e 2011”.
Entre os signatários do documento estão os realizadores Gabriel Abrantes, Gonçalo Tocha, João Botelho, João Canijo, João Pedro Rodrigues, João Salaviza, Manuel Mozos, Miguel Gomes, Pedro Costa e Sandro Aguilar, que querem que essa solução de emergência permita também que os concursos de apoio ao cinema de 2011 sejam homologados pelo secretário de Estado da Cultura e contratualizado pelo instituto. (...)»
Adenda - entretanto chegou-nos a informação de que existe uma petição online sobre o assunto,

«CINEMA PORTUGUÊS: ULTIMATO AO GOVERNO»


Sem comentários:

Enviar um comentário