sábado, 20 de agosto de 2022

Em Homenagem a Orlando Costa


Morreu Orlando Costa. A comunicação social e as redes sociais dão conta da triste notícia. Por exemplo:Morreu o ator Orlando Costa, o icónico "Zé Gato", no DN. E legitimamente lembra-se o seu «Zé Gato». Mas, curiosamente, o que logo nos veio à memória foi um trabalho seu na BARRACA - também um ZÉ mas  do TELHADO:




 


PRÉMIOS 

Prémio Cau Ferrat - Melhor Contribuição Artística, Festival de Sitges

 _______________

“ A vida e aventuras de maravilha do Zé do Telhado, o José Teixeira da Silva, que roubava aos ricos e poderosos para distribuir pelos pobres é contada diariamente pela ‘Barraca’ no seu teatrinho da Alexandre Herculano, ali junto ao Largo do Rato. 
Trata-se de um inolvidável espectáculo popular: música de Zeca Afonso, texto de Helder Costa, encenação de Augusto Boal e, sobretudo, uma risota pegada, do princípio ao fim. Orlando Costa é o protagonista se protagonista se pode dizer deste ‘herói’ diluído no meio do seu ‘gang’ e das lutas sociais da época. Mas há outras interpretações a reter, como Mário Viegas, Céu Guerra, Manuel Marcelino, Paula Guedes, Luis Lello e, afinal, todos os demais da peça: Margarida Carpinteiro, Santos Manuel, João Maria Pinto e João Soromenho.”

Diário de Lisboa – 14/07/1978 

 

************************ 

E ERA TÃO BOM TERMOS UM SITIO ONDE HOUVESSE MEMÓRIA INTEGRADA DA NOSSA GENTE DA CULTURA E DAS ARTES DOCUMENTADA E ATRACTIVA  

 

Sem comentários:

Enviar um comentário