domingo, 31 de janeiro de 2016

«17 + 1»



Desde logo, a brochura da imagem  levou-nos a este post anterior: A CULTURA NOS OBJETIVOS DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL .
Depois, sublinhemos que, a nosso ver, teria sido importante que nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS)   se tivesse explicitado um para a CULTURA E AS ARTES, e é por isso que vimos a defender que se  trabalhe com a  expressão «17 + 1 » .Os dezassete objetivos fixados mais um para a cultura e as artes. Não é argumento dizer que a cultura está em em todos os objetivos porque todos estão em todos. De qualquer forma a brochura da imagem mostra como a cultura é transversal, olhando nessa ótica para cada um dos 17 objetivos.
Por fim, reencaminhar para uma intervenção do ex-Presidente Jorge Sampaio em torno desta matéria  - veja aqui - donde se pode concluir que não é o facto de não se ter «um objetivo»  especifico que impede que se trabalhe como se tal existisse. Estamos nessa,  daí os nossos «17 + 1».   Das suas palavras:
«(...)
Em relação ao conteúdo dos objetivos propriamente ditos desta nova Agenda, tenho apenas dois modestos reparos a fazer. O primeiro diz respeito à omissão do pilar da diversidade cultural, no desenvolvimento sustentável. Estava completamente ausente dos ODM e neste novo quadro, apesar de algumas referências dispersas a questões correlacionadas, continua a não ter qualquer função estruturante. Ora a meu ver, descurando-se o pilar da diversidade cultural, é o próprio motor do desenvolvimento sustentável que fica um pouco gripado. Porque é pela cultura que as relações sociais e as interações com o meio ambiente são, naturalmente, mediadas. Esta foi uma questão que, na minha qualidade de alto representante das Nações Unidas para a Aliança das Civilizações, procurei trazer para o debate - embora já na altura da reunião do Rio+20 tenha ficado claro que a esfera cultural não figuraria nas prioridades. É pena que assim seja, mas isso não deve demover-nos de continuar a apostar na boa governação e na diversidade cultural, não só utilizando todos os “entry points” da Agenda 2030, como através de iniciativas complementares. (...)».

  Saiba mais.
















                                                                        

Sem comentários:

Enviar um comentário