sexta-feira, 21 de agosto de 2020

«AS MÁSCARAS» QUE SE CONVERSARAM NO FESTIVAL DE TEATRO DE ALMADA 2020

 

 Veja aqui

 

Vivemos afogados em máscaras - designação que damos aos adereços que colocamos no rosto para ajudar a proteger no combate ao COVID.  Mas não é dessas que fala o livro acima, lançado no Festival de Teatro de Almada 2020 no âmbito do Sentido dos Mestres relacionado com a «Lição» do ano anterior.  Palavras do autor tiradas daqui:
«Anossa primeira apresentação de Dr Nest no Festival de Almada, em 2018, foi também a nossa estreia desse espectáculo num palco ao ar livre. Consequentemente, estávamos nervosos, e um pouco preocupados com a ideia de essa nossa história sem palavras não conseguir chegar ao público. Acabou por revelar-se uma apresentação maravilhosa, memorável pela sua vivacidade e capacidade de entretenimento, sem ter deixado de ser profunda. Demonstrou a que ponto o poder evocativo pode emanar de um público atento e curioso, um poder que captura os actores, permitindo-lhes abandonar o porto seguro dos ensaios.
Um ano mais tarde, já menos preocupado, muito embora ainda um bocadinho nervoso, iniciei durante o Festival de Almada um workshop com jovens fazedores e estudantes de teatro portugueses. Tal como havia já experimentado, tanto enquanto actor como enquanto espectador do Festival, senti acima de tudo uma curiosidade atenta. Encaro o meu trabalho como uma troca entre mim e as pessoas mais novas, e não apenas como uma transmissão de conhecimento. Confio na sua abertura de espírito, na sua disponibilidade e na sua coragem para se envolverem em novas experiências. Igualmente necessário é o seu interesse sincero no tema. O workshop foi para mim tão memorável quanto os espectáculos.
O que não encontrei foi ignorância – creio que não tem a vida facilitada em eventos como o Festival de Almada – e isso é uma coisa boa. Que a curiosiodade atenta possa propagar-se e contribuir para preservar o que foi criado em Almada».

 E a Nota Prévia:

Aqui saiba mais decorrente do lançamento do livro na Esplanada do Teatro Municipal Joaqui Benite a 20 JUL 2020 - e que excelente conversa aconteceu. Começa assim:


«Na edição do ano passado do Festival de Almada, Hajo Schüler, mestre do teatro de máscara e director artístico da companhia alemã Familie Flöz, foi o artista convidado a partilhar alguns dos seus saberes com os aprendizes e profissionais das artes performativas que se inscreveram para participar no workshop O sentido dos Mestres – um programa realizado em parceria com a Share Foundation cujo objectivo é juntar durante o Festival alguns dos mais destacados criadores teatrais e alunos, profissionais e, sempre que é possível, também o público de teatro. Transcritas as suas palavras durante esse seminário de formação prática, preparámos com elas um novo título da colecção O sentido dos Mestres – um conjunto de livros (por vezes bilingues, como é o caso deste) que começámos a editar em 2015, e que conta já com os títulos Luis Miguel Cintra: cinco conversas em Almada, Peter Stein: a palavra e a cena, Ricardo Pais: aprender a esquecer, Juni Dahr: uma casa para Hedda e Olga Roriz: narrativas do corpo. (...)».

 

Sem comentários:

Enviar um comentário