Sinopse
«A Resistência Íntima é um atento e profundo ensaio sobre a condição humana. Contra as forças desagregadoras que nos condenam a um exterior superficial e a um interior volúvel, Josep Maria Esquirol propõe uma experiência e uma ética da proximidade, da valorização da quotidianidade e do cuidado de si. "Reconhecemos que resistência íntima é o nome de uma experiência, própria da comarca da proximidade; comarca que não é visita de um dia, mas estância habitual. Mas hoje não é fácil estar nela. A proximidade não se mede em metros nem em centímetros. O seu oposto não é a distância, mas a ubíqua monocromia do mundo tecnificado"». Saiba mais.
_______________
É sobre o Ensaio acima a crónica desta semana de Tolentino Mendonça do semanário Expresso desta semana - Quatro razões para ler Esquirol. De Lá:
«(...) A situação de emergência global trouxe à ribalta discursos diferenciados sobre como se resiste às situações de catástrofe, a esta presente e às anunciadas. Temos de estar melhor preparados — parece ser uma das lições unânimes a colher. Penso que uma forma de preparação decisiva, no nosso mundo incerto, é aquela que nos chega através da capacidade de pensar».
Sem comentários:
Enviar um comentário