terça-feira, 19 de janeiro de 2021

CENA-STE |«Em resposta à resposta à pandemia»

 

«Em resposta à resposta à pandemia

No passado dia 15 de Janeiro perante novo confinamento o Ministério da Cultura anunciou um conjunto de medidas que procuram responder a alguns dos anseios dos trabalhadores e das estruturas. O CENA-STE saúda a resposta dada a várias das suas reivindicações, algumas de longa data. Cabe ainda avaliar o real impacto destas medidas e continuar a reivindicar que estas sejam reforçadas nos valores, no alcance e no tempo, lutando para que se desenvolvam no futuro.
 
Esta resposta é também fruto do forte envolvimento do sector e dos seus trabalhadores que se uniram e saíram à rua para reivindicar os seus direitos, pela dignidade por medidas para a sua sobrevivência mas também para a sobrevivência do sector, a melhoria das condições de trabalho, a protecção das estruturas, o reforço do financiamento do serviço público de cultura e medidas que cheguem aos trabalhadores das empresas de espectáculos e eventos. 
 
Quando em Março de 2020 as artes de Espectáculos, o Audiovisual, a Cultura de uma forma geral e os seus trabalhadores foram confrontados com os primeiros cancelamentos e o primeiro confinamento, as fragilidades deste sector, identificadas há muito pelo CENA-STE, ficaram expostas de forma dramática. O sub-financiamento, a precariedade, os salários baixos, as desigualdades territoriais, a forte informalidade laboral tornaram-se ainda mais evidentes e tiveram consequências desastrosas para os trabalhadores da Cultura.
 
Ao longo do ano que passou a acção do Governo e do Ministério da Cultura foi marcada por respostas insuficientes, quer no alcance quer nos valores e por uma tentativa de retoma que foi pouco mais do que uma falsa partida. Foi um ano muito difícil mas foi um ano em que a dimensão do sector da cultura se revelou exponencialmente maior do que o valor residual que lhe é atribuído há muito no Orçamento de Estado.
 
Sobre as medidas apresentadas: (...)».Continue a ler no site do Sindicato.
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário