terça-feira, 19 de julho de 2022

NO RESCALDO DO FESTIVAL DE ALMADA 2022 | prolonguemos a «Conversa da Cerca»

 

 Tirada desta folha informativa

Lembremos sobre o que era a conversa deste ano vendo este post anterior : FESTIVAL DE TEATRO DE ALMADA 2022| ENCONTROS DA CERCA |«Que pode o teatro face ao crescimento das extremas-direitas?»| É JÁ AMANHÃ | 16 JULHO | SÁBADO | 15:00 H | PROMETE!. Recordemos as pistas de partida:

 

Nada mais natural do que comparar os dois Países até  porque o «encontro» se inscrevia no programa da Temporada Cruzada Portugal/França 2022.

Gosto de conversas, e em particular quando são animadas por gente conhecedora, competente, que nos levam a territórios novos e nos fazem lembrar outros. E foi o caso. Comecemos pela moderadora: fantástica, parecia que nunca fez outra coisa na vida. Sem rigidez, soube ordenar, valorizar, integrar o que ia aparecendo, sem paternalismos ... Até com alegria e humor. E tivemos pena de não lhe termos  sugerido um trabalho em que o Monde Diplomatique  compare a ADMINISTRAÇÃO ESTATAL DA CULTURA, centrada nos  Ministérios dos dois Países. E no conceito de SERVIÇO PÚBLICO DE CULTURA. Como alguns terão concluído - nos quais nos incluímos - pelo que veio  da assistência haverá desconhecimento, lacunas ... A intervenção a propósito, a nosso ver corajosa que só o conhecimento permite, da Professora Maria João Brilhante precisa de ser continuada.

E naquele ambiente lembrámo-nos de um artigo que fez «história» publicado precisamente no Monde Diplomatique  - «CULTURA: O Choque Teatral » - de Fernando Mora Ramos -, como que mimetizando o  «Choque Tecnológico» por aqueles tempos tão em voga ... Veja aqui.


 E da «mesma família», no Público.

Entretanto, quem sabe talvez haja interessados na documentação disponível no site do Ministério da Cultura de França a propósito das comemorações dos seus 50 ANOS. 

 


 

*********************

Para quem tanto aprendeu em tertúlias, em conversas de café, nos serviços  em discussões acaloradas, pelos corredores, o que mais irrita hoje é a formatação dos encontros e sempre com «tempo contado». Gente, temos  a tecnologia a possibilitar que continuemos (e antecipemos) as conversas sem limites de tempo ... Só precisamos de treinar, e talvez ensaiar nos próximos «ENCONTROS DA CERCA» ...

_______

E havemos de continuar, com outros posts, inspirados pelo Encontro da Cerca deste ano.


Maria Augusta



Sem comentários:

Enviar um comentário