quarta-feira, 4 de janeiro de 2023

RESOLUÇÃO DO CONSELHO DE MINISTROS | « Determina a transferência, a partilha e a articulação das atribuições dos serviços periféricos da administração direta e indireta do Estado nas comissões de coordenação e desenvolvimento regional»| VERDADEIRAMENTE O QUE SE PASSA COM A CULTURA ?

  

Veja na integra no Diário da República 

O diploma da imagem chamou-nos a atenção logo que saiu, não sendo indiferente o que se tinha lido na imprensa mais centrada no património. Estávamos à espera de vontade para nos debruçarmos sobre o assunto. O artigo de hoje de Luís Raposo no jornal Público foi o impulso que faltava:

Uma pena ser «exclusivo»- mas haverá sempre acessos gratuitos - porque  o trabalho, aliás como Luís Raposo nos habituou,  é mesmo a não perder. Assim, sobre património estamos servidos. Mas como se pode verificar o diploma também se refere ao que Luís Raposo designa por Artes Vivas nomeadamente com o que assinalamos. A propósito esta passagem do artigo:

 

Ora bem, o que acabou de se expor parece suficiente para se perguntar ao Senhor Ministro da Cultura sobre o que se passa na globalidade do seu MINISTÉRIO neste particular. Será que ainda não se deu conta da dimensão desta frente de trabalho? Não deixa de ser curioso que, por exemplo, no diploma apareça «Presidência do Conselho de Ministros na área da Cultura» e não Ministério da Cultura... Talvez uma boa ocasião para a (re)Criação do Ministério da Cultura. Em particular para se refundar o APOIO ÀS ARTES, indo mais longe, para se fixar o SERVIÇO PÚBLICO DE CULTURA. Para se estabilizar o que é AMADOR  e PROFISSIONAL. Para se definir a intervenção na esfera da Cultura  no que legitimamente tem «fins lucrativos» ordenado pelo mercado, e o que é «sem fins lucrativos» garantido pelo Estado. Para se decretar o que deve ser próprio da ADMINISTRAÇÃO CENTRAL (centralizada, descentralizada, desconcentrada). Em especial, como se está a processar o fim das Direções Regionais de Cultura?... Para ...

Fiquemos por aqui,mas a procissão ainda vai no adro ...



Sem comentários:

Enviar um comentário