« 50 nomes para 50 anos
Todos falarão e escreverão sobre os 50 anos do 25 de Abril, uns melhor, outros pior; uns com mais sinceridade, outros com mais circunstância. Mas não haverá muito mais a acrescentar. A minha homenagem à data e a estes 50 anos é feita sob a forma de 50 nomes de gente que, ao longo deles e no meu critério pessoal, ajudaram a tornar os dias melhores. Por ordem alfabética:
.......................................
Luís Miguel Cintra Começou antes de Abril, com a fundação da Cornucópia, ao lado de Jorge Silva Melo, e continuou depois incansavelmente, acumulando todas as funções no teatro com as de actor de Manoel de Oliveira.
.......................................»
Luís Filipe Rocha rodou, em 1976, a longa metragem "A Fuga", contando a história de Dias Lourenço quando conseguiu escapar da prisão de Peniche. Estreia da nova cópia digital do filme vai ser apresentada, em sessões contínuas, na abertura do museu Resistência e Liberdade.Para ler e ouvir na TSF. A NÃO PERDER.
****************
E Luís Filipe Rocha na conversa com Filipe Santa-Bárbara também fala sobre a atualidade, nomeadamente sobre a indústria de cinema que não temos. É bom ouvir quem sabe ...
é do Robin Fior . veja aqui
Em avenidas, alamedas, praças, largos, o povo toma as ruas para si para comemorar, em unidade, este «dia inicial inteiro e limpo», as suas conquistas evalores. Daqui reforçamos o apelo, como fez o Secretário-Geral do PCP (ver caixa), para a participação de todos nas comemorações dos 50 anos da Revolução de Abril em todo o País.
Em Lisboa, sob o mote «25 de Abril, agora e sempre! Fascismo nunca mais!», a comissão promotora (que envolve partidos, ORT, movimento juvenil, e muitas outras estruturas) dinamizará o já tradicional desfile, a ter início às 15h00no Marquês de Pombal, e que, descendo a Avenida da Liberdade, irá desaguar no Rossio. Aqui, após as intervenções do representante da juventude e de um militar de Abril, irá realizar-se um momento cultural com diversas actuações musicais.
Ainda na manhã de 25 decorrerá a 45.ª Corrida da Liberdade, com diversos percursos a terminar na Praça dos Restauradores, numa organização conjunta da Federação das Colectividades do Distrito de Lisboa, da Associação das Colectividades do Concelho de Lisboa e da Associação 25 de Abril.
Já no Porto, as comemorações (também organizadas por uma comissão unitária) terão início às 10h00, na Praça General Humberto Delgado, com jogos tradicionais, a que se seguirão, às 14h30, uma homenagem aos resistentes antifascistas junto do Museu Militar (antiga sede da PIDE) e um desfile da liberdade, entre o Largo Soares dos Reis e a Avenida dos Aliados, onde decorrerão concertos comemorativos.
Em todo o País
Por todos os distritos e regiões autónomas, o povo – dinamizado por comissões e outras entidades – poderá comemorar, esta data que é sua. Sublinhamos as seguintes cidades: Coimbra, com uma manifestação às 15h00 da Praça da República ao Pátio da Inquisição; Viana do Castelo, com um desfile a iniciar na ES de Monserrate, às 15h00;Aveiro, onde um desfile tem início na ES Mário Sacramento, às 14h30; Viseu, desfile da Santa Cristina ao Rossio às 14h30; Braga, com uma concentração e desfile às 14h30, na Arcada; desfiles em Benavente (15h00, Praça do Município), Torres Novas (15h00, Largo da República) e Santarém (16h00, Jardim da República); Nisa, com uma concentração e desfile às 10h00 na Praça do Município; Faro, onde decorrerá uma manifestação às 16h00 no Jardim Manuel Bivar; Évora, concentração e marcha às 10h00, da Praça Giraldo ao Parque Infantil; Ponta Delgada, concentração e marcha do Largo Camões às Portas da Cidade, às 13h30; Funchal, com uma marcha às 15h00; Leiria, com um desfile às 15h00, na Vila de Monte Redondo; Bragança, com uma concentração na Praça da Sé às 9h00 seguida de caminhada; Vila Real, onde decorre uma concentração com momentos culturais às 15h00, no Jardim da Carreira; Castelo Branco, com uma arruada hoje às 21h00, no centro cívico; desfiles em Almada (10h00, Praça S. João Baptista) e Barreiro (20h00 de hoje, Torralta), e um jantar de democratas em Setúbal, n’«O Ramila», às 19h00; Beja, com concertos hoje e amanhã na Praça da República;concerto no Teatro Municipal da Guarda, às 21h30; Zona Oriental de Lisboa, com uma festa popular na Praça Paiva Couceiro, hoje, às 19h00; caminhada às 09h30 em Melides, Grândola; e diversas iniciativas fora do País, que podem ser consultadas emwww.instituto-camoes.pt.
Entre hoje e amanhã
Além destas, muitas outras iniciativas estão programadas por autarquias em todo o País, tais como concertos, hoje, em Barrancos (Quintalão de Festas, 22h30), Cuba (Largo Cristóvão Colon, 21h00), Serpa (Praça da República, 21h30, além de uma concentração, no dia 25, 10h00, na Alameda Abade Correia da Serra, seguida de uma arruada), Arraiolos (Multiusos, 22h30, com concentração e desfile amanhã, às 15h45, na Praça do Município), Moita (desfile com início no Largo do Mercado às 10h00), Viana do Alentejo (diversas actuações pelo concelho), Silves (Zona Ribeirinha, 21h00), Sobral de Monte Agraço (Praça Dr. Eugénio Dias, 22h30), Avis (Auditório Municipal «Ary dos Santos», 17h00), Alcácer do Sal (Montevil, 8h00), Santiago do Cacém (entre o Jardim Municipal e o Parque Verde da Quinta do Chafariz, 20h00), Seixal (Parque da Quinta dos Franceses, 21h30) e Sesimbra (tributo a José Afonso no recinto da Festa das Chagas, 22h).
Além destes, destacamos ainda uma iniciativa de ciclo-turismo e caminhada às 9h00 de amanhã na Vidigueira, diversas arruadas no dia 28 em Monforte e, em Palmela, um desfile, às 15h00, na Maré Alta, no dia 25.
(...)
«No mês em que se assinalam os 50 anos do 25 de Abril, A Playlist De... é temática, com escolhas e comentários em torno da Revolução. No início desta semana da Liberdade, uma das personalidades que melhor conhece a história da música em Portugal vem à TSF. Rui Vieira Nery, musicólogo, traz-nos, ao longo da semana, um pequeno ensaio radiofónico sobre as canções de Abril na forma de uma selecção musical acompanhada de contextos socio-culturais explicados para cada escolha.
Rui Vieira Nery é consultor na Fundação Calouste Gulbenkian e professor na Universidade Nova de Lisboa. É doutorado em Musicologia pela Universidade do Texas e Comendador da Ordem do Infante D. Henrique. Tem 67 anos e é filho do guitarrista Raul Nery.