sábado, 13 de julho de 2019

ONDE SERÁ O PONTO DE ENCONTRO?

CONFERÊNCIA INTERNACIONAL "CULTURA, TERRITÓRIO E DESENVOLVIMENTO" EM IDANHA-A-VELHA


«Organizada pela Direção Regional de Cultura do Centro, na aldeia histórica de Idanha-a-Velha, a Conferência Internacional "Cultura, Território e Desenvolvimento" tem como mote uma discussão alargada sobre o papel da cultura no desenvolvimento dos territórios, "tendo como pano de fundo a competição que se avizinha em Portugal para selecionar a Capital Europeia da Cultura 2027". 

Serão discutidas as seguintes temáticas:

* Políticas culturais ao nível local e regional;
* Desenvolvimento de públicos e lógicas participativas;
* Dimensão Europeia e internacionalização dos territórios.

Serão apresentados casos nacionais e internacionais, no que diz respeito ao desenvolvimento e gestão de políticas culturais em cidades, desenvolvimento de públicos e estratégias de internacionalização, com especial relevo para as experiências das Capitais Europeias da Cultura e também da Rede de Cidades Criativas UNESCO.

A Conferência conta com o apoio do Município de Idanha-a-Nova, Turismo Centro de Portugal e Aldeias Históricas de Portugal».

«Ouve-se com frequência que Portugal precisa de reformas profundas para fazer face aos seus défices estruturais. Políticas públicas que rompam com o que foi feito no passado, que mudem radicalmente as prioridades e a sua implementação. A asserção chega-nos através das organizações internacionais, mas é também propalada entre nós. É óbvio que existem na sociedade portuguesa problemas persistentes e que parecem de difícil superação. Mas, ao contrário do que é sugerido, o problema das políticas públicas em Portugal prende-se mais com a qualidade dos processos de desenho, implementação, coordenação e avaliação, do que com a ausência de reformas. (...)».
 «No debate sobre o Estado da Nação houve duras críticas ao Governo que deixou o país "à espera" e "esmagado". Mas, apesar de "Portugal não ser um oásis nem um país cor de rosa", o "diabo não chegou".

O diabo apareceu num país cor-de-rosa onde se veem vacas a voar? É uma questão que parece vinda da boca de uma criança mas que na verdade poderia surgir na mente de quem assistiu ao último debate da legislatura sobre o Estado da Nação. Os deputados e o Executivo de António Costa discutiram, durante mais de quatro horas, no Parlamento, como está Portugal.(...)».


.
.    .

Olhamos para as três iniciativas acima e ocorre-nos a pergunta: onde será o ponto de encontro? Dito de outra maneira: quando, onde e como se cruzarão? Porque, salvo melhor opinião, isso devia acontecer, e ser óbvio para quem o quisesse ver.    



Sem comentários:

Enviar um comentário