sexta-feira, 26 de novembro de 2021

VER ANTES DOS OUTROS ? | «R. U. R. é uma peça teatral de ficção científica de 1920 escrita pelo escritor checo Karel Capek»

 

 

 Veja aqui

e na Wikipedia

 

«A humanidade criou os robôs, uma raça sintética, a fim de substituir toda a mão de obra. Pessoas de todo mundo fizeram deles seus criados domésticos. Empresas grandes e pequenas trocaram os trabalhadores por robôs baratos e sem salário. Governos democráticos e tiranos ampliaram seus exércitos com os sintéticos, incansáveis e obedientes maquinários, numa corrida armamentista robótica silenciosa. A Robôs Universais de Rossum, situada na distante ilha de Rossum se tornou a empresa mais lucrativa da história, vendendo bilhões de trabalhadores-robôs para todo o planeta. O sonho de Harry Domin, diretor geral dessa fábrica, aos poucos se torna realidade. O mundo em transição se prepara para o roboticismo, um sistema social baseado no trabalho exclusivo dos sintéticos. Mas o que parecia uma utopia perfeita, de repente, tem seu brilho apagado pelas sombras da revolução. Estimulados por humanos que não aceitam a opressão, os robôs despertam para a própria realidade de trabalhadores escravizados. Assim, os bilhões de sintéticos espalhados por toda parte repentinamente percebem que os humanos são uma ameaça que precisa ser exterminada».

 


«
Sinopsis: La activista Helena llega a una isla donde se fabrican humanos artificiales llamados robots, por cuyos derechos se interesa. Allí se sorprende de la dificultad de distinguir entre robots y humanos. Tras aceptar la propuesta de matrimonio del director de la fábrica, Harry Domin, se queda a vivir en la isla. Diez años más tarde, la situación ha cambiado: en todo el mundo los robots se han rebelado; también asedian la isla, mientras los directivos de la fábrica esperan una evacuación por barco que no llega. La humanidad se enfrenta a su declive, tal vez a su fin definitivo, pero los acontecimientos aún pueden dar un giro inesperado». Saiba mais.

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário