sexta-feira, 26 de outubro de 2012

«A CRISE DEVORA A DEMOCRACIA»

 

Ouvi  ontem de manhã, «a correr»,  e fui lê-la há pouco, a crónica SINAIS - «A Crise Devora a Democracia» -,  de Fernando Alves, na TSF. É sobre o discurso de  Martha  Nussbaum, de terça feira, em Oviedo onde recebeu o Prémio Príncipe de Asturias. E não hesitei em trazer a crónica e a premiada para o Elitário Para Todos. Avalie por si, e diga se não valeu a pena:

 «A crise devora a democracia

A filósofa norte-americana Martha Nussbaum, professora da universidade de Chicago, acaba de receber o Prémio Príncipe das Astúrias das Ciências Sociais, devido ao que o júri considera "um profundo conhecimento do pensamento grego e uma importante contribuição para as humanidades, a filosofia do direito e da política, bem como uma concepção ética do desenvolvimento económico".
Ontem, em Oviedo, ela fez um ar de espanto quando ouviu dizer que o latim se encontra em vias de extinção. Isso explica que o jornal ABC tenha escolhido para titulo da entrevista com Martha Nussbaum esta frase: "A falta de estudos clássicos é um perigo para a democracia".
Vale a pena ler toda a breve entrevista de Martha Nussbaum ao ABC.
Ela defende que se não aprendermos a pensar de forma rigorosa e analítica, se não soubermos construir argumentos filosóficos, seremos "como os escravos do tempo de Sócrates".
Lembrando que Martha é uma perita em Ética da Economia, o jornalista espanhol pergunta-lhe se acredita que o produto interno bruto é a maneira mais exacta de medir a riqueza de um país. Ela responde que essa é a medida incompleta e insuficiente e remete para outros índices de qualidade de vida, para as artes, para a cultura, para a família.
Perguntam-lhe se a crise e a pobreza podem pôr em perigo as liberdades. Não hesita na resposta: "Sim, seguramente, a crise traz consigo uma perda de liberdade. Quem não tem capacidade de poder educar-se para saber eleger não é livre. Não vale de nada falar de liberdade de expressão, de liberdade de reunião, de liberdade religiosa (...)quando o sistema público de ensino sofre cortes e o acesso à cultura depende do poder económico. A pobreza diminui o poder de decisão das pessoas. Se o acesso à cultura não é igual para todos, estaremos a perder boa parte da nossa liberdade".
O jornalista quer saber a opinião de Martha Nussbaum sobre a ideia (já defendida por muitos) de que " a crise é um novo totalitarismo, como os do século XX, agora com uma chave económica". A filósofa norte-americana mostra-se convicta de que " a actual estrutura económica europeia é uma ameaça para a democracia". Ela enfatiza o facto de Angela Merkel não ter sido eleita pelos gregos ou pelos espanhóis e ter, apesar disso, o poder de decisão sobre eles. "Isso é perigoso", sublinha Martha Nussbaum. "A unidade europeia deveria ter uma componente política tão forte como é a componente económica".
Estas palavras de uma pensadora norte-americana lembrando em Espanha que a crise é uma ameaça à liberdade e, por isso, chamando para a necessidade de regressarmos às humanidades, coincide com uma iniciativa muito interessante lançada por filósofos espanhóis, uma série de conferências sobre o poder da filosofia em tempos de crise. As conferências começaram a semana passada e decorrem até ao fim de Novembro, sob um lema estimulante: Enfrentar a vida com filosofia, uma atitude em tempos de crise.
Ocorre-me que talvez andemos precisados de mais vozes das humanidades e dos estudos clássicos nos noticiários da rádio e no pico dos telejornais.
Talvez devamos ir mais aos gregos para não sermos "como os escravos do tempo de Sócrates"». E pode ouvir na TSF.
E de Martha Nussbaum artigos de opinião no NYT. E saiba mais na Universidade de Chicago.

Sem comentários:

Enviar um comentário