quarta-feira, 12 de agosto de 2015

DURANTE A «SILLY SEASON» | A MEADOS DE AGOSTO DE 2015 | a nova «logomarca» para o Teatro Nacional D. Maria II






Uma conferência de imprensa (ou um comunicado de imprensa, não percebemos bem) em meados de agosto sobre o Teatro Nacional D. Maria II tem as suas vantagens, leva-nos a reparar no que é dito e a procurar informação que é sugerida pelo que a comunicação social destaca que noutras ocasiões passaria ao lado. Aquela nova «logomarca», com o devido respeito, no minimo, leva-nos ao sorriso: no meio de tantos problemas pode concluir-se que para os resolver está entre as prioridades.O orçamento é o que sabemos e reafirmado pelos novos responsáveis, as questões a superar um novelo, e o que se anuncia?, «nova marca». E foi isto que nestes dias quentes - hoje enevoados - nos pôs na peugada da MISSÃO do Teatro Nacional.  Ah! pobre criativo, como extrairá ele daquele caldeirão que são os atuais estatutos a nova mensagem a veicular?  Talvez ajude ir lá atrás, ao diploma de 1997, ver as coisas mais «arrumadinhas». De facto, o conteúdo até parece ser o mesmo, mas dá ideia que está tudo baralhado ...É claro que parece já ninguém  querer saber disso, mas antes de qualquer «logomarca», vem nos livros,  convém precisar o SERVIÇO PÚBLICO em questão, o papel dos TEATROS NACIONAIS, a identidade do TEATRO NACIONAL D.MARIA II  face ao TEATRO NACIONAL DE SÃO JOÃO, e distinguir em termos organizacionais conceitos determinantes: VALORES, VISÃO,  MISSÃO,  OBJETIVOS mensuráveis, estratégicos e operacionais ... O que terá mudado?, pensamos aqui no Elitário Para Todos. Uma coisa parece que não está em lado nenhum, reduzir o TNDMII a um espaço de acolhimento de outras companhias, embora isto também deva fazer parte da sua atividade. Pois é, convém precisar previamente com que conceito ...
Para se perceber melhor este nosso arrazoado, mas com os diabos estamos em Agosto, vá ler o que sugerimos nas imagens acima. Mas por isso não perca um mergulho, ou uma sombra acolhedora em qualquer sitio, ou uma ida ao teatro se o houver perto de si. Mas que estas coisas em tempos de eleições mereciam ser discutidas ..., lá isso mereciam ...
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Já agora, como dizem que o que se passa em Portugal é de inspiração francesa, olhe, visite La Comédie Française. Mas como não acreditamos nisso, no sec.XXI «inspirações» vêm de todo o lado, dê um salto, por exemplo, a Berlim  (estiveram no Festival de Almada):


Bom, o melhor é mesmo não ficar por aqui, e assim se perceberá de maneira mais intensa como as palavras de Almeida Garrett - (o TNDM II também conhecido como a Casa de Garrett, e se calhar um peso a não negligenciar  em qualquer «logomarca»)  -  continuam atuais:

o Teatro é um grande meio de civilização e não 
 prospera  onde a não há”




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