domingo, 11 de outubro de 2015

PRÉMIO EUROPEU HELENA VAZ DA SILVA | Jordi Savall | OUTUBRO 2015 | DIA 12 | GULBENKIAN






«O músico e maestro catalão Jordi Savall vai receber, no dia 12, na Fundação Gulbenkian, o Prémio Europeu Helena Vaz da Silva para a Divulgação do Património Cultural. O júri quis distinguir as suas qualidades excecionais enquanto artista, mas também o lado humanista, pelo seu contributo para a cele bração da história multicultural da Europa, através do seu rico património musical. Nesta edição, são distinguidos com Menções Especiais o jornalista dinamarquês de rádio e televisão  Adrian Lloyd Hughes e o jornalista cultural espanhol Rafael Fraguas.
O Prémio, instituído em 2013 pelo Centro Nacional de Cultura (CNC), em cooperação com a Europa Nostra, a principal organização europeia de defesa do património que o CNC representa em Portugal, e com o Clube Português de Imprensa, distingue contribuições excecionais para a proteção e divulgação do património cultural e dos ideais europeus. Conta com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura, da Fundação Calouste Gulbenkian e do Turismo de Portugal.
Honrado pelo prémio que vai receber, Jordi Savall considera-o um reconhecimento do trabalho desenvolvido pela Fundação Centro Internacional de Música Antiga, mas também da dedicação à recuperação e divulgação do património musical do renascimento e do barroco espanhol e europeu, e do seu “empenho pessoal no diálogo intercultural entre Oriente e Ocidente e a ligação de culturas diversas através da música”. Para o maestro catalão, este é um apoio encorajador “sobretudo nestes momentos tão difíceis para os que se esforçam para que a música, a beleza e a cultura possam chegar a um número cada vez maior de pessoas e de países e sejam acessíveis a todos os níveis sociais, sem exceção”».  (destaque nosso).Continue a ler.
E se dispõe de tempo, não perca, por exemplo:



Sem comentários:

Enviar um comentário