quarta-feira, 12 de dezembro de 2018

PARA CALCULAR O 1% DO ORÇAMENTO DO ESTADO PARA A CULTURA | Que tal lançar um concurso de ideias ! | ANTES TALVEZ CRIAR UM GRUPO DE TRABALHO PARA FIXAR OS TERMOS DE REFERÊNCIA *

Jornal de Letras | 5 a 18 DEZ 2018
E de repente o Senhor Primeiro Ministro não sabe como calcular o 1% do ORÇAMENTO DO ESTADO PARA A CULTURA! Palavras do Dr. António Costa em Guadalajara:
 "Oiço falar desse um por cento, não sei bem do que é que falam. É um por cento do orçamento, do PIB, das receitas gerais? Este orçamento, na transversalidade do que são as verbas dedicadas à Cultura, que envolve ensino artístico, que envolve a promoção do cinema, o orçamento do próprio Ministério da Cultura, excede um por cento do Orçamento Geral do Estado", afirmou António Costa aos jornalistas, no fecho da Feira do Livro de Guadalajara, no México. Leia na integra.
Certamente que muitos dos artistas que  almoçaram com o então candidato a Primeiro Ministro, em tempos de campanha eleitoral, devem ter ficado boquiabertos. Não devia ser o mesmo critério que seguem quando do PS afirmam que foi no seu tempo (Governos Guterres) que mais perto se ficou do 1%? Não será o mapa seguinte que integra o Orçamento do Estado suficientemente elucidativo?

 Com base naqueles valores, vá lá, Senhor Primeiro Ministro, faça ou mande fazer as contas. Calcular as percentagens. Mas aos seus adjuntos e assessores diretos porque no Ministério da Cultura, de Ministério, e de diferente do que encontrou, só tem Ministro/a. Em termos de SERVIÇOS continua tudo como no PREMAC, ou seja, faltam QUADROS para a mais elementar das atividades. Se há atividades culturais noutros Ministérios: devem continuar ou deviam estar no perimetro do Ministério da Cultura? Prometeu que ia também olhar para isso, pelo menos foi o que  se entendeu quando disse que todo o Governo era de Cultura. E se lê no seu Programa de Governo. Sabe, Senhor Primeiro Ministro, o que é que fazem nos Países «desenvolvidos»?, publicam documento, em regra muito atractivo, sobre o ORÇAMENTO PARA A CULTURA, no âmbito do Ministério que lhe é dedicado, e em anexo divulgam as verbas que noutros ministérios prioritariamente se destinam à cultura. Não, claro, não contam duas vezes! Mas pronto, Senhor Primeiro Ministro, considere esta nossa proposta: lançar um concurso de ideias para calcular o 1% do ORÇAMENTO DO ESTADO PARA A CULTURA, e como gosta de Grupos de Trabalho - assim a modos para encanar a perna à rã - é nomear um para previamente fixar os termos de referência.E no conjunto até tem uma marca modernaça! * .Bom, mas sobre o cerne da questão,  «à séria», melhor é lermos o artigo da imagem acima, como também mais estes trabalhos:

 *  Em tempo: um leitor recomendou que sublinhassemos que estamos a mangar, e aqui fica ... Acha ele que ainda são capazes de fazer o que se seguere ...

Entretanto a «prova dos nove»
 que não engana
 seja qual for o método
 para calcular as
 percentagens

Destak - 2018/12/11


Sem comentários:

Enviar um comentário