terça-feira, 15 de outubro de 2024

ORÇAMENTO 2025 PARA O MINISTÉRIO DA CULTURA | não, não é para Portugal | É O PROJETO DE FRANÇA EM FORMATO «DOSSIER DE PRESSE»

 

 
Em França o setor não anda «contente», mas por cá ainda assim podemos aprender com o Ministério da Cultura Francês ...  Em Portugal também já houve ORÇAMENTO PARA A CULTURA que dava gosto ver em termos de conteúdo e de forma. Mesmo que as verbas a fugirem para o  baixo ..., mas sabia-se exatamente para onde iam, a que estratégia e objetivos serviam. E havia a esperança de que o dinheiro ia aumentar, não podia ser diferente... Mais,  tínhamos ministérios que ficavam com «inveja boa» ao olharem para aquela ORÇAMENTAÇÃO POR PROGRAMAS (ou seja ORÇAMENTO BASE-ZERO, sim, sim, é a mesma coisa), havendo  espaço para  a troca de ideias em alegria. E Ministro das Finanças a dar os parabéns e a reconhecer que era assim que todos devíamos fazer - pensando bem,  como vem nos livros, e os melhores praticam. Novas Gerações, reivindiquem memória, exijam educação e formação  em Gestão Pública que  permitam SERVIÇOS PÚBLICOS de qualidade. Que lhes possibilitem fazer a diferença de que precisamos. Recusem o «copy/paste», do que se vem fazendo. Uma pergunta irritante: afinal qual o «processo» a seguir na elaboração do Orçamento do Estado, do Orçamento de cada Ministério, e de cada Organismo, ou equivalentes? Em que escolas  se adquire o conhecimento teórico, e aprende a «fazer, fazer»? A incutir e implementar mudança, que não se deixe afogar «pelo sempre fizemos assim». E qual a estrutura do DOCUMENTO FINAL, para versão «em papel» e na internet?  Ainda, como se coaduna tudo isto com o recomendado na esfera do DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL que exige um NOVO NORMAL e dele por exemplo o RELATÓRIO INTEGRADO que começa claro com o planeado (inclui orçamentação necessariamente). Façamos um pequeno inquérito junto dos que são mais próximos ...Encontraremos na «geração mais bem preparada» quem nunca tenha ouvido falar destas coisas ... Mesmo os que à partida deviam ser «os especialistas». Bom, mas também nos dizem (quem tem competência para o dizer) que o ENSINO SUPERIOR TEM DE SER OBJETO TODO ELE DE UMA REVIRAVOLTA. A propósito, alguém ainda se lembra de Bolonha? Obviamente, há uma literacia para todos no âmbito destas matérias. E onde é que nós estamos afinal?, a discutir um Orçamento que nem se conhecia/conhece ...
 

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