Do que se pode ler no site da «TEMPORADA»:
«Apresentação
Portugal vai realizar com França uma Temporada de eventos conjuntos e cruzados para aprofundar o relacionamento institucional e, sobretudo, para dinamizar as relações entre os dois países, em áreas-chave, perspetivando continuidade e desenvolvimento futuros. A equipa da Temporada Portugal está fortemente determinada em estabelecer uma programação que prestigie Portugal e cumpra com o maior sucesso os objetivos deste evento em 2022.
Data
Uma Temporada de 9 meses. Uma programação vibrante – entre fevereiro e outubro de 2022. 9 meses de intenso calendário, para nascer mais produção conjunta, mais circulação de especialistas, mais conhecimento comum.
Convite
A Temporada Portugal-França 2022 foi acordada entre o Presidente da República Francesa, Emmanuel Macron, e o Primeiro-Ministro da República Portuguesa, António Costa, sendo, pois, um evento de alto nível do relacionamento bilateral entre Portugal e França».
___________________________
É o que temos!
****************
Ah, a respeito, veja o discurso da Ministra da Cultura no Portal do Governo, aquando da Conferência de Apresentação da Temporada Cruzada Portugal-França.E o que sobressai?, a expressão «Temporada Cruzada». Mas vamos lá, aqui mais esta passagem:
«(...) Através da Temporada Cruzada, Portugal e França procuram promover a Europa e os valores europeus, a igualdade de género, o combate às alterações climáticas, a cultura, os oceanos, a língua, a ciência e o conhecimento, reforçando as relações entre os dois países, seja ao nível de Estados, seja ao nível da relação entre agentes culturais, cientistas, professores, ou agentes económicos.
A Cultura constitui um elemento central no quadro da Temporada Cruzada Portugal França 2022. Os dois países trabalharam de forma muito próxima com o objetivo de centrar e reforçar o papel que a cultura tem para o desenvolvimento da economia e da sociedade.
Hoje, mais do que antes, a Cultura, particularmente atingida pelo contexto pandémico, tem de ocupar o papel principal no quadro do relançamento das nossas economias. E, de facto, a União Europeia vive um momento de retoma decisivo para o nosso futuro coletivo, sustentado pelo maior pacote de apoio financeiro ao setor cultural e criativo, no quadro europeu. (...)».
________________________
Uma vez mais: É o que temos!
****************
Mas via Facebook encontramos outros «tons»:
Sem comentários:
Enviar um comentário