domingo, 31 de agosto de 2025
ANTES QUE O DIA ACABE | Olá! aos 80 de Sergio Godinho | PARA O ASSINALAR A ESCOLHA DE CANÇÕES ERA FÁCIL - TODAS! | MAS DECIDMOS PELA «A VIDA É FEITA DE PEQUENOS NADAS» - INTEMPORAL
sábado, 30 de agosto de 2025
DA NATIONAL PORTRAIT GALLERY - «Artists First Opening Festival» - AO «AMADO MECENATO» DOS NOSSOS GOVERNANTES QUE NÓS QUEREMOS ABORDAR À LUZ DO PARADIGMA «DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL»
«Join us for a free festival to celebrate the launch of Artists First: Contemporary Perspectives on Portraiture, a new programme of commissions.
With support from the CHANEL Culture Fund, nine contemporary artists have created new works in dialogue with the National Portrait Gallery’s Collection. These specially produced site-specific works, including installation, textile, painting, photomontage, drawing and film, will be displayed throughout the building to reclaim untold narratives and connect past and present histories. (...)». Continue.
sexta-feira, 29 de agosto de 2025
FACE AO RITMO DESENFREADO DOS SENHORES GOVERNANTES E DIGAMOS «POUCO CUIDADO» OCORREU-NOS LEMBRAR O TÃO AVISADO PROVÉRBIO «DEPRESSA E BEM, NÃO HÁ QUEM» | mas depois optámos por lhes dedicar uma bela canção de Lena D´Água naquela voz doce que continua admiravelmente fresca e por encaminhar «máxima» de José Saramago | CLARO À ESPECIAL CONSIDERAÇÃO DO SENHOR PRIMEIRO MINISTRO | MAS BEM VISTAS AS COISAS É MELHOR TER COMO DESTINATÁRIOS TODOS NÓS ... |PORQUE ACREDITAMOS NA FORÇA DA CULTURA E DA ARTE COM OU SEM MINISTÉRIO
quarta-feira, 27 de agosto de 2025
«ESTÉTICAS DAS PERIFERIAS»
«Neste sábado e domingo (30 e 31/8), o IMS Paulista recebe parte da programação da 15ª edição do Encontro Estéticas das Periferias, realizado pela Ação Educativa. No IMS, as atividades incluem oficina, debate e torneio de slams, com entrada gratuita.
No sábado (30/8), às 15h, dez grupos de slams se apresentam na etapa eliminatória do Torneio dos Slams, que reúne, pela primeira vez, participantes das cinco regiões do país. A final do torneio acontece no domingo (31/8), às 15h. Ainda no sábado, às 10h, haverá uma oficina sobre o uso do slam na sala de aula, com Lucas Afonso, Cynthia Agra, Ricardo Nakanishi e Rakel, integrantes do coletivo Slam da Guilhermina.
No domingo (31/8), às 14h, será realizado um debate com os poetas/MCs Anne Souza, Mano Dáblio, Deds, Natidepoesia e VickVi. Os convidados discutirão as semelhanças e diferenças entre a poesia falada e as batalhas de rima, e como ambas contribuem para a formação cultural, política e identitária da juventude periférica.
Confira mais informações sobre a programação no site do IMS».
terça-feira, 26 de agosto de 2025
DOS OUTROS | FRANÇA | «L’insertion professionnelle des jeunes diplômés de l’enseignement supérieur culture»
«L’insertion professionnelle des jeunes diplômés de l’enseignement supérieur culture
Le paysage de l’enseignement supérieur culture (ESC) est constitué d’une centaine d’établissements d’enseignement supérieur couvrant cinq domaines (architecture et paysage, patrimoine, arts visuels et design, spectacle vivant, audiovisuel et cinéma), employant 4500 agents et accueillant plus de 36 000 étudiants dont un tiers sont diplômés chaque année. Les diplômes de l’ESC donnent accès aux carrières d’architecte et de conservateur du patrimoine, de plasticien et designer, de comédien, de metteur en scène, de danseur, chorégraphe, instrumentiste, chefs d’orchestre, marionnettiste, circassiens et réalisateur de cinéma et de l’audiovisuel, ainsi qu’à d’autres métiers relatifs à ces domaines. (...)».
domingo, 24 de agosto de 2025
LUÍS LUCAS | no dia em que nos deixa olhamos para o que nos deu no teatro, no cinema, na televisão ... | FAZ PARTE DE UMA GERAÇÃO QUE NOS LEGA «MOMENTOS DE OURO» _ PELO TALENTO INDIVIDUAL _ PELOS PROFISSIONAIS COM QUEM TRABALHARAM _ PELOS PROJETOS QUE FIZERAM E ALIMENTARAM PÚBLICOS ... | HÁ AQUELES QUE CRESCERAM E APRENDERAM COM O LABOR DESTA GENTE - «GENTE» - AO COMEÇO SEM DAREM POR ISSO | SEM ELA A VIDA DE ALGUNS E ALGUMAS SERIA DIFERENTE | RESTA-NOS ADMIRAÇÃO E GRATIDÃO IMENSAS ! | E UMA TRISTEZA ESTRANHA QUANDO PARTEM ...
sábado, 23 de agosto de 2025
«Pedro Duarte, Produtor de cinema e Candidato da CDU à Câmara Municipal de Lisboa explica em 2 minutos a diferença da política cultural que a CDU defende e o que é desenvolvido há mais de 20 anos por PS, PSD e CDS, em Lisboa.
sexta-feira, 22 de agosto de 2025
TALVEZ LHE INTERESSE OU A ALGUÉM QUE CONHEÇA | na «AR.CO» | cursos de verão em setembro 2025 | MAS A DIVULGÇÃO DA AR.CO VALE POR SI - UM BÁLSAMO PARA A VISTA E REFERÊNCIA PARA «BENCHMARKING»
quinta-feira, 21 de agosto de 2025
NESTE VERÃO QUENTE DE 2025 O GOVERNO CONTINUA A AFOGAR-NOS COM LEGISLAÇÃO | de hoje a grande sobra: em vez da «ama» temos a «arte» ... | ENTRE «CRIAÇÃO» E «REESTRUTURAÇÃO» TALVEZ LEMBRAR QUE ALÉM DE SE GOVERNAR PARA AS POPULAÇÕES É FUNDAMENTAL GOVERNAR COM ELAS ... |E ESTAMOS EM LINHA COM A «OGP - OPEN GOVERNMENT PARTNERSHIP»
«A small step for digitalisation, a giant leap for humanity? _ Reflections on human-centredness in the public sector»
EM FRANÇA ACONTECE UM FESTIVAL SOBRE OS «SERVIÇOS PÚBLICOS» | foi lançado em 2022 e no de 2025 reafirma-se que os serviços públicos são essenciais ao nosso quotidiano | APETECE GRITAR: «MIMETIZE-SE!»
quarta-feira, 20 de agosto de 2025
terça-feira, 19 de agosto de 2025
na morte de Augusto Alves da Silva
segunda-feira, 18 de agosto de 2025
SETÚBAL |«festival internacional de teatro 2025»| 21 _ 30 AGOSTO
«A Festa do Teatro existe, em Setúbal, há 25 anos, com uma tenacidade admirável, conduzida pela força incontornável que é o Teatro Estúdio Fontenova. Eis a proposta deste ano
TEXTO JOÃO CARNEIRO
Em 1995 nasceu o Festival de Teatro de Setúbal. A ideia veio do Teatro Estúdio Fontenova, e a ocasião era assinalar os dez anos da companhia. Este ano, o festival inclui, além dos espetáculos e atos complementares, uma exposição que celebra os 40 anos da companhia. Foi com ela que tudo começou; sem ela, não se sabe o que teria sido o teatro em Setúbal; sem ela não haveria, também, e isso é certo, a Festa do Teatro.
Pode parecer estranho começar este texto com uma referência a uma exposição; mas é a primeira retrospetiva que o Fontenova faz, e não é por acaso que a exposição faz parte do Festival de Teatro — Festival e Festa do Teatro são os dois nomes de uma só cara, e da direção artística de José Maria Dias, com a cumplicidade de Graziela Dias. Vale a pena visitar a exposição, pois ela é uma das memórias possíveis de uma vida de teatro. Quando os espetáculos acabam, acaba com eles o essencial do teatro. Ficam registos, é certo; fotografias, filmes, gravações, críticas, textos; e fica a memória. Uma exposição, retrospetiva ainda por cima, é o resultado de isto tudo junto. Os olhares de quem viu, ouviu, escreveu. E, ainda, a escolha de quem organizou a exposição. Uma exposição faz parte, de certa maneira, daquilo que também se passa no teatro: dar vida a coisas que (já) não existem. É uma espécie de tentativa de recriar milagres, de tentar ressuscitar pessoas, coisas, ações, sentimentos. (...)»
domingo, 17 de agosto de 2025
AGORA, «A FESTA DO AVANTE!» 2025 | já está perto _ 5, 6, 7 setembro ...
Em 2025, o teatro estará presente no palco e fora dele, com Mercado das Madrugadas, de Patrícia Portela, a ocupar as ruas da Quinta da Atalaia e a convidar-nos a pensar que “o Amanhã é inevitável e começa hoje”. Os Possessos levam-nos a viver a história da luta pela liberdade durante o fascismo e após a Revolução, a partir de uma Rádio Clandestina. A Palestina marcará presença no programa do Avanteatro deste ano, com a companhia 100 Dramas a trazer a produção O Meu Nome é Rachel Corrie, relembrando que a ocupação e o massacre do povo palestino têm responsáveis e dura há várias décadas. A peça infantil deste ano fica a cargo da companhia Historioscópio, que nos traz uma peça sobre a busca pela liberdade a partir de Caminho do Burro. Teremos ainda um reencontro com A Barraca, que representará O Príncipe de Spandau, uma ficção sobre a loucura do condenado de Nuremberga após a derrota do nazismo até à sua morte». Saiba mais.
SOBRE A REFORMA DO ESTADO (OU SERÁ DA ADMINISTRAÇÃO?) | vai haver um manual?
E já nem falamos do novo Paradigma do DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL que teimosamente não desistimos de lembrar. Uma vez mais: