6 September - 7 September 2025, 10.00-17.00
«Join us for a free festival to celebrate the launch of Artists First: Contemporary Perspectives on Portraiture, a new programme of commissions.
With support from the CHANEL Culture Fund, nine contemporary artists have created new works in dialogue with the National Portrait Gallery’s Collection. These specially produced site-specific works, including installation, textile, painting, photomontage, drawing and film, will be displayed throughout the building to reclaim untold narratives and connect past and present histories. (...)». Continue.
*
* *
Como certamente acontece com outros e outras, numa mesma ocasião no nosso computador dada a «rede de alertas» criada para isso chega-nos a mais diversa informação e com facilidade somos levados a cruzá-la. Neste ambiente, quem havia de dizer!, olhamos para a intervenção da CHANEL Culture Fund na nova iniciativa da NATIONAL PORTRAIT GALLERY e para as palavras da Senhora Ministra da «Cultura & Cª.» proferidas na Universidade de Verão do PSD, em linha com o que aliás vem dizendo, e que no jornal Público estão assim: «(..)É aqui que vem a primeira farpa política com a ministra a notar que “uma das prioridades” da revisão é alargar o “alcance do regime” do mecenato, afirmando que “é preciso evitar uma ditadura do gosto ou uma visão estatista sobre que projectos merecem ou não apoio”. De resto, diz a ministra, “a Cultura é de todos e precisa de todos, sem palas ideológicas, sem divisões artificiais e sem dogmas”. (...). veja aqui. Diga-se que não atingimos o alcance do discurso da Governante - mas também não seriamos nós os destinatários, mas longe vão os tempos em que não veríamos intervenções para todos anunciadas num acontecimento partidário, mas é o que temos ... Pronto, continuamos com imensa curiosidade sobre a interpretação a dar a esta passagem: «“uma das
prioridades” da revisão é alargar o “alcance do regime” do mecenato,
afirmando que “é preciso evitar uma ditadura do gosto ou uma visão
estatista sobre que projectos merecem ou não apoio”». Entretanto, aproveitemos o momento para revisitarmos posts anteriores sobre «as coisas» faladas, ou seja, para já a propósito de MECENATO. Contudo, CONTA SATÉLITE, Fundo de fomento cultural, há muita memória aqui no Elitário Para Todos... Logo que tenhamos vontade e tempo procuramos ...
Então vamos lá a «posts» do mecenato - pensando bem, Senhora Ministra, talvez devesse usar patrocínio ..., pense nisso ... :
Terminemos com o nosso esquema de estimação para ver além do designado MECENATO quanto à intervenção das ORGANIZAÇÕES NA CULTURA. Estamos no século XXI!, Senhora Governante. Introduza o assunto na REFORMA DO ESTADO ou será REFORMA DA ADMINISTRAÇÃO ?
Sem comentários:
Enviar um comentário