quinta-feira, 18 de dezembro de 2025

«EL DISCRETO ENCANTO DE LA BURGUESIA» | a propósito dos «pobres» ...

 

 
 
 
«EL DISCRETO ENCANTO DE LA BURGUESIA» - é com este titulo que uma revista Espanhola escreve sobre a Exposição a que se referem as imagens iniciais publicando algumas das  que podemos apreciar, por exemplo, aqui.  Do site da exposição: (...) En París se dedicó inicialmente a la pintura de género, desarrollando una obra que alcanzó elevadas cotizaciones en un mercado artístico internacional por el preciosismo de sus brillantes interiores y sus habilidades de gran colorista. Desde mediados de la década de 1870 se introduce progresivamente en el retrato, un género en el que acabó convirtiéndose en uno de los retratistas preferidos de la alta sociedad parisina y estadounidense, que peregrinaba su elegante atelier parisino. Durante las décadas de 1870 y 1880 realizó varias obras emblemáticas de este género, ejemplos maestros de la distinción y preciosismo cosmopolitas. (...)».
 
Ontem, quando estávamos a explorar Raimundo de Madrazo - há cada coincidência! - ao mesmo tempo ouvíamos o Senhor Ministro da Educação referir-se «aos pobres» que ocupam as RESIDÊNCIAS UNIVERSITÁRIAS. (E dizem-nos que promovem o elevador social ..., como só «o dinheiro contasse», ... bastava lembrar as pequenas humilhações, quantas mais ou menos invisíveis, porque se passa nestes processos ...).  Resultado, ficámos com pena do Senhor Ministro - voluntária ou involuntariamente, as palavras contam, e foram ditas. E uma grande tristeza.Certamente influenciados pelo que estávamos a ver, o pensamento: será que o Senhor Governante aprecia «o charme discreto da burguesia»?, se sim aqui fica com um «programa» virtual, ou dando um salto a Espanha, aproveitando as férias do Natal ... . Os «pobres» não tem rendimentos para isso ... Mas como não nos cansamos de gritar HÁ UM SABER E UM PRAZER QUE SÓ A CULTURA E AS ARTES podem propiciar... É o tal SERVIÇO PÚBLICO.  E que tal organizar PROGRAMAS tendo em conta os RESIDENTES UNIVERSITÁRIOS MISTURADOS COM TODOS OS DEMAIS ONDE QUER QUE SEJA QUE HABITEM? 
 *
*   * 
e neste ambiente 
há que trazer para o post
este inesquecível filme 
 
 
 
 
Sinopse

Os Thevenot e um embaixador vão jantar a casa dos Sénechal, mas enganam-se na data do convite. Vão então a um restaurante, onde também não comem devido à morte súbita do dono. Os Sénechal reiteram o convite para jantar, mas uma súbita vontade de fazer amor obriga a que cheguem atrasados e falhem novamente a refeição. Pelo meio, diversos episódios sucedem: o sonho do sargento, o assassínio de um moribundo por um bispo, a interrupção por misteriosos intrusos ou gangsters. O humor do efeito de repetição acaba por se transformar num angustiante jogo de massacre. À altura da estreia, Robert Benayoun escreveu na Positif que “Buñuel é o único realizador no mundo de quem se pode dizer que cada novo filme é sempre o melhor”. O CHARME DISCRETO DA BURGUESIA é uma fabulosa e virulenta sátira à burguesia. Daqui


*
*   * 
e tínhamos de lembrar
 o nosso clássico 
 
«O romance "Os Pobres" é um dos títulos principais na obra de Raul Brandão e um dos mais marcantes da Literatura Portuguesa. Conjugando a influência de Dostoievski com o Modernismo, nesta obra, com uma escrita poética e filosófica, e na qual Raul Brandão rompe com a tradição, o Autor dá-nos mais um retrato da condição humana, tema de todas as grandes obras literárias.

Esta edição é mais uma contribuição para a comemoração dos 150 Anos do Nascimento de Raul Brandão. Esta edição mereceu uma classificação de 5 Estrelas ao crítico literário e escritor Pedro mexia no Jornal Expresso». Saiba mais.
 
*
*   * 
 
E tudo isto tem a ver com o jeito cá da casa: cruzar e rendibilizar o que se passa em volta... Tecnicamente, em termos de GOVERNAÇÃO o aconselhado é não meter a vida «em gavetas». É adotar na GESTÃO PÚBLICA a ABORDAGEM SISTÉMICA - CONTINGENCIAL.
 É praticar PENSAMENTO E RELATÓRIO INTEGRADO. Seguir o PLANEAMENTO E A ORÇAMENTAÇÃO POR PROGRAMAS. Até vamos tendo legislação, e ouvimos «umas palavras» nos discursos e narrativas formais... Contudo, ficamos na dúvida se verdadeiramente há conhecimento do que se trata. Voltamos à nossa, «ACADEMIA AO PALCO»: ensine-se e aprenda-se GESTÃO PÚBLICA. Façam-se estudos, dignos desse nome. Investigue-se!   
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário