terça-feira, 14 de agosto de 2012

«A UTILIDADE DE UMA CULTURA DA IGNORÂNCIA»

Artigo de André Lamas Leite, hoje no Jornal i:


A utilidade de uma cultura da ignorância
Quão mesquinha é a visão de um governo quando, mesmo em tempos de profunda crise económico-financeira, só tem da Cultura uma pura visão mercantilista?

A cultura é um factor de coesão e de identidade nacional, assumindo-se como uma atitude perante a vida e as realidades nacionais. Ela constitui, hoje, um universo gerador de riqueza, de emprego e de qualidade de vida e, em simultâneo, um instrumento para a afirmação de Portugal na comunidade internacional. (…) O património cultural constitui dos activos mais preciosos de qualquer país e representa a herança comum a todos os Portugueses, a ser partilhada com a geração actual e futura.”
Estas são algumas das frases proclamatórias inscritas nas “Grandes Opções do Plano para 2012-15”, aprovadas pela Lei n.o 64-A/2011, de 30/12 (Diário da República, p. 5538-(47)). Não se trata de um qualquer manifesto de pseudo-críticos do regime e da maioria que o suporta ou de um grupo de insurrectos e mandriões subsídio-dependentes que têm a mania que sabem o que é a “Arte” e a desejam impor em espaços vazios de espectadores.
A um governo digno exige-se, no mínimo, que cumpra aquilo que delineou como uma “grande opção”. As palavras ficam sempre bem, mas para uma maioria de pendor cristão, deveria estar interiorizado que uma fé sem obras de pouco ou nada vale.
E as obras, em matéria de Cultura, no consulado de Passos Coelho são de uma eloquência ensurdecedora: começou por um aspecto que se podia entender como mais simbólico – o downgrading de Ministério para Secretaria de Estado –, com um homem do mundo da Cultura (não duvido que bem-intencionado), mas politicamente inábil e inexperiente; passou depois a confusas leis de apoio às artes performativas e, agora, segundo é noticiado, manter-se-á na rota da seca cultural com a extinção de fundações como a responsável pelas obras de Paula Rego. É a cultura do eucalipto que seca tudo o que está em volta. Continue aqui.


Sem comentários:

Enviar um comentário