sexta-feira, 17 de agosto de 2012

KOK NAM - «EMBOMDEIRO DO FOTOJORNALISMO MOÇAMBICANO»





Reprodução integral em Editions de l'oeil, 2007 (Coll. Les Carnets de la Création - Montreuil)
Kok Nam Photographe, Texto Jordane Bertrand (fr., port, ing.). 14 fotografias não legendadas, não datadas. TIRADA DE «ALEXANDRE POMAR»

Kok Nam faleceu.Nas minhas andanças por Moçambique aprendi a ver  o trabalho de Kok Nam que me ajudou a conhecer melhor aquele País de que tanto gosto,  e onde fui pela primeira vez  em 1980.   A notícia que nos chegou: «Familiares e amigos de Kok Nam, de 72 anos, prestaram hoje (quinta-feira) a última homenagem ao "embondeiro do fotojornalismo moçambicano", Kok Nam, pelo distinto trabalho que contribui para o acervo fotográfico da história de Moçambique.
Ao som de Pink Floyd, no salão nobre do Paços do Conselho Municipal de Maputo, o percurso profissional do jornalista, director do semanário Savana, que morreu na madrugada de sábado, vítima de doença, foi hoje lembrado por familiares, amigos e colegas de profissão. 

O ministro da Cultura de Moçambique, Armando Artur, falando em representação do presidente moçambicano, Armando Guebuza, descreveu Kok Nam como "o embondeiro" do fotojornalismo que "consolidou o seu estatuto de trabalhador incansável, fixando com a sua câmara fotográfica momentos ímpares do quotidiano" moçambicano.

"Falar do Kok Nam é equacionar um casamento perfeito entre a simplicidade e a competência, ou seja, entre a humildade e a dedicação", disse Armando Artur».
Mais
Para saber da obra de Kok Nam o trabalho de Alexandre Pomar no seu blogue.

Sem comentários:

Enviar um comentário