sexta-feira, 28 de outubro de 2016

ESTUDO |«Produção de Conteúdos Audiovisuais em Portugal»

Uma notícia sobre o trabalho neste endereço.


A INTRODUÇÃO do estudo:

 «A aceleração da globalização e a generalização das TIC impulsionou o processo de massificação do consumo de bens e serviços de índole cultural e de outros bens e serviços diferenciados por fatores de natureza intangível, especialmente relevante ao nível do consumo desses bens e serviços nas camadas e grupos sociais de menor poder de compra e/ou menor nível de habilitações. Os produtos culturais e criativos com conteúdo audiovisual são aqueles que, porventura, mais materializam este estreitamento de fronteiras e a maior aproximação cultural entre povos, além de terem um acesso facilitado pelas franjas da população mais desfavorecidas, tanto em países desenvolvidos como em países em vias de desenvolvimento. O presente estudo, contratado pela Associação de Produtores Independentes de Televisão (APIT), tem como objetivo principal a análise da realidade que carateriza as atividades de produção de conteúdos audiovisuais em Portugal (sempre que possível, com foco especial na realidade dos produtores independentes para televisão), considerando ainda âmbitos setoriais mais alargados, designadamente, a cadeia de valor do produto audiovisual, o setor mais amplo dos media e entretenimento e as indústrias culturais e criativas em geral. A par de uma vertente mais “positiva”, o estudo fornece ainda uma vertente mais “normativa”, que permite escrutinar os aspetos fundamentais da “lei da televisão e dos serviços audiovisuais a pedido” e da “lei da arte do cinema e das atividades cinematográficas e audiovisuais” atualmente em vigor em Portugal e da sua comparação com outras realidades internacionais, designadamente em matéria de obrigações dos canais de cabo internacionais em termos de produção nacional. O estudo está estruturado em três partes, as quais estão divididas em oito capítulos. Numa primeira parte introduz-se os grandes temas, conceitos e metodologias do estudo, através do presente capítulo introdutório e do segundo capítulo, dedicado à apresentação dos conceitos base, das metodologias utilizadas ao longo do trabalho e a delimitação concreta do objeto de estudo. Na segunda parte, do diagnóstico competitivo do setor nacional da produção de conteúdos audiovisuais, este trabalho procura: no capítulo 3, dar uma visão global acerca das grandes forças de mudança e tendências internacionais com impacto na atividade do setor; no capítulo 4, fazer uma apresentação sobre a configuração do contexto internacional da atividade de audiovisual, com destaque para os principais países produtores e uma breve síntese sobre as grandes produtoras audiovisuais (independentes ou não); no capítulo 5, fazer a apresentação de uma curta série de estudos de benchmarking internacional, de países onde o setor conheceu uma evolução possivelmente inspiradora para as empresas nacionais; no capítulo 6, dar a conhecer a configuração, a dinâmica recente e as forças competitivas que impactam a atividade das produtoras de conteúdos audiovisuais portuguesas. Na terceira parte, vocacionada para o pensamento estratégico para o futuro desenvolvimento do setor, começar-se-á (no capítulo 7) pela estruturação de uma SWOT setorial de síntese, a sistematização dos principais desafios estratégicos para o setor, bem como a caracterização de cenários de desenvolvimento do setor no médio e longo prazo. Termina-se, depois, com o capítulo 8, onde se sistematizam as principais conclusões e recomendações estratégicas tendo em vista melhorar a sustentabilidade, competitividade e reconhecimento do setor no quadro nacional e internacional».

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