Uma notícia sobre o trabalho neste endereço.
A INTRODUÇÃO do estudo:
«A aceleração da globalização e a generalização das TIC impulsionou o processo
de massificação do consumo de bens e serviços de índole cultural e de outros
bens e serviços diferenciados por fatores de natureza intangível, especialmente
relevante ao nível do consumo desses bens e serviços nas camadas e grupos
sociais de menor poder de compra e/ou menor nível de habilitações.
Os produtos culturais e criativos com conteúdo audiovisual são aqueles que,
porventura, mais materializam este estreitamento de fronteiras e a maior aproximação
cultural entre povos, além de terem um acesso facilitado pelas franjas
da população mais desfavorecidas, tanto em países desenvolvidos como em
países em vias de desenvolvimento.
O presente estudo, contratado pela Associação de Produtores Independentes
de Televisão (APIT), tem como objetivo principal a análise da realidade que
carateriza as atividades de produção de conteúdos audiovisuais em Portugal
(sempre que possível, com foco especial na realidade dos produtores independentes
para televisão), considerando ainda âmbitos setoriais mais alargados,
designadamente, a cadeia de valor do produto audiovisual, o setor mais amplo
dos media e entretenimento e as indústrias culturais e criativas em geral.
A par de uma vertente mais “positiva”, o estudo fornece ainda uma vertente
mais “normativa”, que permite escrutinar os aspetos fundamentais da “lei da
televisão e dos serviços audiovisuais a pedido” e da “lei da arte do cinema e das
atividades cinematográficas e audiovisuais” atualmente em vigor em Portugal
e da sua comparação com outras realidades internacionais, designadamente
em matéria de obrigações dos canais de cabo internacionais em termos de
produção nacional.
O estudo está estruturado em três partes, as quais estão divididas em oito
capítulos.
Numa primeira parte introduz-se os grandes temas, conceitos e metodologias
do estudo, através do presente capítulo introdutório e do segundo capítulo,
dedicado à apresentação dos conceitos base, das metodologias utilizadas ao
longo do trabalho e a delimitação concreta do objeto de estudo.
Na segunda parte, do diagnóstico competitivo do setor nacional da produção
de conteúdos audiovisuais, este trabalho procura: no capítulo 3, dar uma visão global acerca das grandes forças de mudança e tendências internacionais com
impacto na atividade do setor; no capítulo 4, fazer uma apresentação sobre
a configuração do contexto internacional da atividade de audiovisual, com
destaque para os principais países produtores e uma breve síntese sobre as
grandes produtoras audiovisuais (independentes ou não); no capítulo 5, fazer a
apresentação de uma curta série de estudos de benchmarking internacional, de
países onde o setor conheceu uma evolução possivelmente inspiradora para as
empresas nacionais; no capítulo 6, dar a conhecer a configuração, a dinâmica
recente e as forças competitivas que impactam a atividade das produtoras de
conteúdos audiovisuais portuguesas.
Na terceira parte, vocacionada para o pensamento estratégico para o futuro
desenvolvimento do setor, começar-se-á (no capítulo 7) pela estruturação de
uma SWOT setorial de síntese, a sistematização dos principais desafios estratégicos para o setor, bem como a caracterização de cenários de desenvolvimento
do setor no médio e longo prazo. Termina-se, depois, com o capítulo 8, onde se
sistematizam as principais conclusões e recomendações estratégicas tendo em
vista melhorar a sustentabilidade, competitividade e reconhecimento do setor
no quadro nacional e internacional».
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