quinta-feira, 16 de agosto de 2018

A «OPART» E A «MIRPURI FOUNDATION»


Leia aqui



Da capa da Revista Sábado de 9 a 15 de Agosto 2018


A notícia da primeira imagem fez «soar algumas campainhas» porque, bem vistas as coisas, desconhecia-se aquela fundação! Mas devia ser importante, com obra feita, para a Opart  fazer um acordo daqueles. Todos concordaremos que mesmo com «a corda na garganta» - como parece ser o caso da Opart, para quem não saiba, é o organismo institucionalmente   responsável pelo Teatro de São Carlos e pela Companhia Nacional de Bailado, e que quanto a financiamento disponível anda pelas ruas da amargura - não apoia, não coopera, quem quer! Por outro lado, até parecia uma resposta à noticia recente de que a Fundação EDP tinha acabado (ou diminuido, já não lembramos bem) o seu apoio mecenático  à CNB. Veja-se, por exemplo: 

Paulo Ribeiro demite-se porque “falta dinheiro e falta vontade política para levar a CNB para a frente”

 Em termos de imagem, no que se refere à Fundação, parece ser algo bem programado: ter o nome ligado «à opera» dá uma certa força! Prestígio. Credibilidade.
Tínhamos esquecido o assunto mas eis que reparámos na capa da Revista Sábado da semana passada, cujo artigo apenas lemos hoje - ver a imagem acima. Se estiver interessado na matéria (vale a pena) tente encontrar a revista, porque aquilo gera alguma perplexidade. Entretanto, pode saber-se parte pelo que está disponível na internet:

Atenção senhores passageiros, Paulo Mirpuri está de volta

De lá:«Foi protagonista de uma das mais “brilhantes” falências da história: a queda da Air Luxor, um processo de €86 milhões ainda em aberto e repleto de histórias mirabolantes. Paulo Mirpuri tem agora uma fundação "de pesquisas" e aterrou um A380 em Beja».Leia mais.
Conjugando o que a comunicação social nos dá a saber, Ministério da Cultura, via OPART, não é pedir muito que nos digam mais qualquer coisa sobre todo este enredo. Certo? Pelo lado «Mirpuri» percebe-se que o acordo faz todo o sentido para o renascer que planeiam ..., e até parece que a OPART « está a dar uma mãozinha».Pelo lado do Serviço Público que, na circunstância, compete à Opart zelar há qualquer coisa que não bate certo... Por isso aguardam-se explicações antes de se chegar ao Outono. Pensando bem, já, agora em AGOSTO. Para estas coisas, pelo lado do Estado, não há férias. Quanto às férias dos «Mirpuri», abordadas na revista, é lá com eles ...
Claro, esperamos, desejamos, que tudo tenha uma boa explicação. É que estamos necessitados de algo que nos alegre na cultura e nas artes vindo do institucional ... Para pior já basta assim, como está! Deixem-se de «aventuras».

Sem comentários:

Enviar um comentário