domingo, 12 de maio de 2019

CULTURA | A Governação «à vista» continua ...



Leia aqui

O titulo da notícia devia chocar. Será que é a única resposta que o Governo tem perante o problema? Mas já não choca.De certa forma obedece ao padrão de governação na Cultura ao longo da legislatura.Por exemplo, lembram-se?, não havia mais um euro para os financiamentos às artes através da DGARTES e eis que perante a revolta dos agentes culturais, a grande cobertura da comunicação social, temos o Primeiro Ministro a vir a terreno, a escrever uma Carta Aberta, a arranjar mais verba de modo a que todos ficassem satisfeitos ... Os que ficaram de fora estão ainda agora a tentar resolver o seu problema. Como temos mostrado neste blogue parece que a recorrer-se ao Fundo de Fomento Cultural ..., como se este Fundo fosse o «saco», azul ou de qualquer uma outra cor, a que se vai para diminuir estragos. Onde está o PLANO DIRETOR (o termo ocorreu-nos ao lermos PDM neste post) para tudo isto? Nos «bastidores» vai-se dizendo que é prioritário mostrar que o processo conduziu a óbvias injustiças: tudo a ser tratado de forma igual. Misturando, por exemplo, projetos amadores ( e todo o respeito pelo AMADOR) com os profissionais. Fala-se baixo, parece que há «medo» ...
Voltando à OPART: o que é que se esperava  da legislatura? Desde logo  que se provasse a justeza (ou não) da própria existência da OPART ! Mais  do que uma vez foi prometido. Aliás, como quanto às demais soluções institucionais para as outras UNIDADES DE  PRODUÇÃO DO ESTADO.
As reivindicações do SINDICATO CENA-STE farão parte de qualquer Plano Diretor e mostram «preocupações de Estado». Os diretamente interessados e o País só lhes podem desejar sorte nas negociações e ânimo para isso. A sua posição:


Veja no Site do Sindicato

Sem comentários:

Enviar um comentário