quarta-feira, 29 de maio de 2019

«Ministra da Cultura foi ao Parlamento dizer nada sobre a coleção Berardo»



 Passagens da Noticia do Expresso a que se refere a imagem acima:

«Em nenhum momento foi abordado o futuro da coleção Berardo durante a audição da ministra Graça Fonseca na Comissão de Cultura, Comunicação, Juventude e Desporto, realizada esta terça-feira à tarde na Assembleia da República.
A questão Berardo foi levantada pela primeira vez por Teresa Caeiro, deputada do CDS/PP, ainda na primeira ronda de intervenções, mas já a comissão se iniciara há pelo menos 45 minutos.
A pergunta de Teresa Caeiro teve a ver com a tentativa de Berardo fazer sair do país, em 2017, um conjunto de obras. Algo que não foi autorizado, na medida em que seria uma infração ao acordo de comodato que foi assinado em 2006 entre o Estado português e o empresário, que estipula que as obras devem estar no Centro Cultural de Belém.
(…)
A opinião sobre o futuro da coleção foi pedida à ministra por duas vezes. Uma das quais já na última ronda, nomeadamente pela deputada do PCP Ana Mesquita. Mas apesar da (ligeira) insistência, Graça Fonseca voltou a ignorá-la. Nunca se referiu ao assunto, gastando o seu tempo de resposta com outras questões. Questionada pelo Expresso no final da audição, disse que a seu tempo será revelado qual o futuro a dar à coleção. “Não é o momento. Nem o local.”
(…)
Se a resposta à pergunta sobre Berardo foi evitada, a questão sobre o Acordo Ortográfico (AO) teve melhor sorte. Graça Fonseca foi assertiva. Disse que não havia razão alguma para pronunciar a sua opinião, já que isso era um assunto do Governo - e não do seu ministério. Acrescentou ainda que o ministro dos Negócios Estrangeiros não vê qualquer razão para reabrir o processo relativo ao AO.
Outros assuntos ficaram sem resposta concreta, como qual vai ser o modelo futuro da Cinemateca Portuguesa, ou o que fazer para evitar a greve marcada pelos funcionários da OPART, que reúne a gestão do Teatro Nacional São Carlos e da Companhia Nacional de Bailado».


Sem comentários:

Enviar um comentário