domingo, 8 de setembro de 2019

LEGISLATIVAS 2019 | DEBATES | perguntas e respostas em torno da cultura e das artes ...



pelos  minutos 32:54 


E lá para o fim do debate entre Catarina Martins e António Costa eis que aparece, assim tipo pergunta de algibeira, questão sobre cultura, como pode verificar via imagem acima - desculpe lá senhor moderador, bem sabemos que ao longo dos tempos lhe devemos, certamente com outros, do  reduzido trabalho que ainda vamos tendo sobre cultura e artes. Mas fala-se tão pouco  de cultura e artes que o assunto quando surge mais parece «flor na lapela»,  deste género: como veem não  esquecemos a cultura. Mas pronto, o que conta é que houve pergunta, e qual foi ela, qual foi? Sobre assunto que também abordamos neste post - e só por isso à partida alinhamos com a pergunta :  PARTIDO SOCIALISTA | O QUE É FEITO DOS PROGRAMAS ELEITORAIS PARA A CULTURA COM QUE NOS TINHA HABITUADO? ou seja, tem a ver com o que quer dizer esta passagem do Programa Eleitoral do PS:

 
Senhor Candidato António Costa, depois de o ouvirmos, podia fazer o obséquio de nos indicar a Escola onde podemos ir aprender os métodos seguidos pelo PS na contabilidade orçamental para a Cultura? E podia dizer-nos onde estão disponíveis os cálculos que dão suporte ao que disse no debate? É que a coisa ficou mesmo confusa, enquanto não explicar melhor ...  soa mal, e acentua o lado negro do «GOVERNO DE CULTURA DO PS» durantes estes quatro anos. No minimo faz-nos sentir, digamos, pouco inteligentes, porque era suposto percebermos de forma cristalina o que disse. Ou não!   Mas então onde está a ADMINISTRAÇÃO ABERTA e por conseguinte transparente!
Senhora Candidata Catarina Martins faça-nos também o favor de preparar um comentário/resposta de maior qualidade para o assunto - pode ser em «soundbyte» ...
Por outro lado, a questão do orçamento para a cultura e artes é mesmo relevante, estruturante, e por isso  ao mesmo tempo temos de saber o que vamos fazer com esse orçamento. Então quando se faz uma pergunta sobre verbas para a Cultura e as Artes que nos digam «preto no branco» quais as prioridades, e numa  folha A4 registem a sistematização de programas/projetos quantificados - sim, sim, ao jeito da Orçamentação por Programas para tudo e para todos de que o velhinho PIDDAC já era uma boa aproximação ... Se ficamos com uma ideia do que disse, Dr. António Costa, aquela da mesma verba, assim sem mais, poder contar uma, duas, três vezes ... é uma boa tirada: uma vez serve a cultura, outra a internacionalização, uma outra a educação, a juventude ...  O diabo é se todos ao mesmo tempo querem mostrar esse mesmo montante ... Bom, bem sabem os Candidatos que a gestão orçamental pública e nomeadamente a «moderna» sabe lidar com isso, ... Mas temos de querer e crer. 

Senhores jornalistas temos  outras perguntas que também são capaz de resultar bem em Debates em poucos segundos: por exemplo a Lei recentemente publicada com o titulo de «Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses», mas fica para outro post.

Sem comentários:

Enviar um comentário