quarta-feira, 18 de setembro de 2019

A CULTURA E AS ARTES NAS LEGISLATIVAS 2019 | agora, a CDU







Já nos tínhamos debruçado sobre a posição do Partido Socialista quanto à Cultura e as Artes no âmbito das Legislativas  2019, nomeadamente nestes posts:
Agora, olhemos para o PCP e os «VERDES». Desde logo, o vídeo acima sobre uma visita de Jerónimo de Sousa ao museu de Arqueologia. Depois, o Programa da CDU para a Cultura:

Leia na integra

Em seguida, sublinhar que a Cultura e as Artes não foram esquecidas na Conversa com Jerónimo de Sousa havida nas redes Sociais.




E o  Programa da CDU vai ao encontro de muito do que aqui no Elitário Para Todos temos defendido, por exemplo aquilo   do destaque acima, relativamente ao Ministério da Cultura. De facto quanto aos serviços, na essência, tudo continua com a marca do PREMAC dos Governos anteriores. Lembram-se ?, fusões e extinções sem critério. E no que diz respeito ao Serviço Público nas Artes como muitos dos nossos melhores tem apontado, com verbalizações diversas, ele passará por uma Rede Nacional de Artes que cubra o País, e em que Projeto Artístico e Teatros (salas, equipamentos, galerias e afins) sejam pensados ao mesmo tempo, com a atividade artística a ser organizadora ... Aquela  «Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses», voluntária,  aprovada recentemente no Parlamento é capaz de ficar para as calendas ... Eventualmente dada a complexidade, aliás  identificada pelo Presidente da República, inviável.  Primeiro estará a Rede Nacional de Artes (obrigatória) ... como noutras áreas culturais e como noutros sectores ...


Sem comentários:

Enviar um comentário