quinta-feira, 24 de outubro de 2019

«Casa-Museu João Vieira»

 
Tirada daqui onde pode ver mais
Os amigos  de João Vieira daqui do Elitário Para Todos estão  contentes com a existência da «Casa-Museu João Vieira». E para começar é sua  convicção que se ainda fosse vivo contribuiria, ou ia dando «umas dicas», para o Blogue, e para lá das Artes Plásticas. Por aqui há quem com ele tenha trabalhado enquanto encenador/cenógrafo e como colega na Secretaria de Estado da Cultura/Ministério da Cultura. Em particular na hoje designada  DGARTES, então Direção - Geral  da Ação Cultural. Lá teve intervenção relevante na Descentralização - quem saberá dos Centros Culturais que se criaram na altura? e do Deparatmento de Animação Cultural? Pois é, diz quem viveu esses tempos com o João Vieira que essa memória seria útil aos dias de hoje,também para o Sistema de Financiamento às Artes que não vai parar de ser revisto enquanto não se conceber como deve ser. Senhor Primeiro Ministro, e pegando no que foi dito na FESTA de inauguração - « (...)O filho do pintor e curador da exposição, Manuel João Vieira, referiu que este espaço nasceu da vontade do pai em criar uma fundação, apresentando agora uma exposição dedicada à obra do artista plástico, nascido em 1934, que conseguiu criar arte com as letras.António Costa, referiu que o país tem já “uma rede muito significativa de grandes artistas que têm nas suas terras de origem espaços de representação”, e indicou como exemplos Graça Morais, em Bragança, Amadeo, em Amarante, Nadir Afonso, em Chaves e agora João Vieira, em Vidago. Neste âmbito deixou ainda um desafio para os autarcas potenciarem e dinamizarem uma rede dos espaços com legado de artistas contemporâneos portugueses.Para o Primeiro-Ministro, “essa articulação é o que permite não só dar vida a estes territórios, valorizar o conhecimento da obra destes artistas, como interligar entre si e permitir uma maior dinâmica de itinerância do conjunto destas obras artísticas”.
Graça Fonseca, Ministra da Cultura referiu a importância da cada vez maior descentralização cultural, sendo este um dos exemplos a seguir (...)» /
leia mais. -,
e as conversas, já sabemos,  são como as cerejas, aqui vai uma sugestão, Senhor Primeiro Ministro: faça com que a «memória» no Ministério da Cultura seja preservada, em especial na DGARTES, por onde passaram dos nossos melhores. Não precisa de propor mais nenhum Secretário de Estado, refunde a Direção-Geral e crie os serviços necessários ... Na circunstância, encontre-se o que João Vieira, com a sua equipa,  realizaram. Valorize-se também esse seu espólio.  



Sem comentários:

Enviar um comentário