terça-feira, 2 de janeiro de 2024

ESTRANHA FORMA DE VIDA (PÚBLICA) | Já tinhamos os «Programadores» agora surgem os «Superprogramadores»? | VEM A PROPÓSITO DA RECENTE NOMEAÇÃO PARA O CCB

 
 



*  *

Estávamos nós postos em sossego e de repente somos inundados com a notícia sobre a nomeação que nos é referida nos recortes acima. É o que faz ser-se subscritor on line de «n»fontes. Mas ainda assim fomos ao Google para vermos da dimensão da coisa. Desde logo, «dá-se a notícia» mas não vemos «opinião» ao lado... Contudo, uma leitura mais atenta faz com que se detete, como dizer, uma «critica velada» ao acontecido... Ora bem, por acaso, o assunto suscita-nos uma série de interrogações e até nos reconduz à nossa «agenda» para sabermos mais e que estamos a designar por «ESTRANHA FORMA DE VIDA (PÚBLICA)». Como ponto de partida gostaríamos de entender sem grande esforço - mas isso será uma miragem - matérias como as que se abordam a seguir.
 
COMO SE RECRUTA E SELECIONA NO CCB?
E a pergunta surgiu naturalmente ao lermos no Público isto:

«(...) Há semanas que o nome de Aida Tavares vinha sendo apontado nos bastidores como futura responsável pela oferta cultural do centro de espectáculos, com a administração do CCB a recusar-se a confirmá-lo, até esta tarde. Será a primeira directora artística para as artes performativas e o pensamento de um centro cultural que conta, pelo menos até à data, com quatro programadores para as diferentes áreas: Cesário Costa (música erudita), Fernando Sampaio (teatro, dança e músicas plurais), Beatriz Serrão (pensamento) e Madalena Wallenstein (programação infanto-juvenil).
O CCB tem ainda em curso, confirma o comunicado, dois processos de selecção para cargos com responsabilidades na programação: o de curador-chefe de arquitectura, que deverá assumir, essencialmente, a actividade da Garagem Sul, e o de director artístico do MAC/CCB, inaugurado no final de Outubro.
“Em resultado do convite para apresentação de propostas, e do elevado número de candidaturas recebidas, os anúncios [dos nomeados para estes cargos] não acontecerão em Dezembro, como inicialmente previsto, mas apenas no início de 2024”, adianta o comunicado, para assim explicar o atraso na divulgação dos nomes escolhidos. (...)»

QUEM DECIDIU?
Apetecia discorrer sobre as figuras de «programador» e «programação». E, com o devido respeito, até lembrar o que se vai ouvindo, em que aparece a expressão a «praga dos programadores». E até terá cabimento, por exemplo, trazer para aqui o que se leu recentemente numa entrevista de Paulo Dias,  da UAU, na Weekend, do Jornal de Negócios, de 29 DEZ 2023: 

 
(Aproveitemos,  num aparte: frequentemente temos dito que a Rede de Teatros e Cineteatros existente foi criada sem que tenha havido estudos por trás - pelo menos que sejam públicos - e com facilidade se   deteta isso mesmo. E começa pela questão dos conceitos: criação; programação; acolhimento; produção;competências nacionais; competências municipais; parceria;  distinção entre os diferentes financiamentos da DGARTES ... Pronto, voltemos ao de sempre: reinventar o SERVIÇO PÚBLICO  NA ESFERA DAS ARTES e naturalmente que tem de abranger o que se passa no CENTRO CULTURAL DE BELÉM ... Refundar a DGARTES). Mas voltando ao CCB e ao novo lugar de Superprogramador(a), por agora apenas mais isto que encontramos nos Estatutos do CCB:


 
Até pode acontecer que haja «delegação de competências» para a matéria na Presidente do CCB, e juridicamente não haver qualquer problema,  como certamente se apressarão a proclamar. Mas não é disso que se está a falar, claro ... Ainda, eventualmente, mais do que superprogramadora, busca-se uma Diretor/a Artística/o, geral, assim ao modo do que acontece nos nossos Teatros Nacionais ... donde, afinal, vem a Presidente do CCB. Antes de encerrar o post, e antes que esqueça: porque há concurso para uns e não para outros? E a pergunta pode ir direitinha também para o ainda Senhor Ministro da Cultura. Mesmo para terminar: será que houve «erro de casting» na nomeação da Dirigente máxima do CCB? Esperamos que não, mas o andar da carruagem ...

*
*  *

 A GRANDE SOBRA: AFINAL, O QUE VAI SER/FAZER AIDA TAVARES? É UM LUGAR NOVO NA ESTRUTURA  OU FUNÇÃO AO JEITO DA PRESIDENTE A DESAPARECER QUANDO VAGAR?
 
 
 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário